Uso de calçados inapropriados em veículos automotores traz risco à vida

O acidente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no sábado (26), que matou uma professora e uma estudante da Unicamp, chamou a atenção dos motoristas.
A perícia técnica constatou que um chinelo enroscado nos pedais do carro em que estavam as duas, foi a causa da queda do veículo, em 11 metros, no estacionamento do aeroporto.
De acordo com a proprietária da Auto Escola Sandra, Rose Baccarin, as mulheres correm mais riscos do que os homens, pois, geralmente, utilizam mais saltos e chinelos para dirigir. “Por conta da beleza e elegância, muitas mulheres acabam se esquecendo do risco que isso traz. Muitas pessoas também acreditam que ‘isso não vai acontecer comigo’”.
Quem for pego dirigindo com calçados inadequados irá receber quatro pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$130,16.
Para Rose, o valor e a pontuação na carteira de habilitação são prejuízos pequenos, comparados ao risco que a pessoa pode correr. “Acredito que os motoristas apenas se conscientizam quando realmente acontecem com eles ou quando veem um acidente como esse que aconteceu”.

Rose Baccarin
Auto Escola Sandra
Fone: (19) 3872-6159
R. Sete de Setembro
Bela Vista

E não são apenas os motoristas de carro que devem se atentar. Os motociclistas que forem pegos dirigindo descalços ou com chinelos recebem multa no valor de R$ 293,47 e têm o direito de dirigir suspenso.

A pontuação e o valor são mais altos para aqueles que dirigem moto por conta do perigo que o veículo traz.
O uso dos chinelos e dos saltos para dirigir vai contra o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o uso de calçados que não se firmam nos pés ou que comprometem a utilização dos pedais do veículo.
Segundo a proprietária da autoescola, os motoristas de carros podem dirigir descalços ao invés de chinelos, sandálias ou saltos. “Quando dirigimos descalços, não corremos perigo. Tem que ser um calçado adequado e que ofereça segurança. Já os motociclistas devem sempre usar calçados fechados, tênis ou botas”, ressaltou.
Nas aulas teóricas realizadas na autoescola para tirar habilitação, se ensina o uso de calçados adequados e inadequados. Mas, muitas vezes, as regras não são levadas a sério pelos futuros motoristas. “Já tive vários alunos que aprenderam na aula teórica que não podem dirigir de chinelos e, quando chegam à aula prática, eles vêm com calçados inapropriados. Não podemos permitir que façam aula”.
E por esses motivos é que Rose Baccarin acredita que existem tantos acidentes, não só como do Aeroporto de Viracopos, mas, também, acidentes de trânsito dentro da cidade.
A proprietária da autoescola, Rose Baccarin, finaliza frisando que são necessárias mudanças de hábitos para diminuir o número de acidentes. “Beleza e hábitos errados devem ser deixados de lado. A segurança não pode ser esquecida. O acidente é um alerta para que as pessoas se conscientizem do uso de calçados adequados para dirigir”.