Uso de lentes sem prescrição médica não é recomendado por especialistas

No Brasil, metade da população precisa de correção visual de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo que dois milhões optam por lente de contato.
De acordo com o oftalmologista Juarez Tavares dos Santos, muitas pessoas utilizam lentes de contato sem prescrição médica pela facilidade e disponibilidade de óticas e internet. “A indicação, prescrição, orientação, acompanhamento para o uso de lente de contato fazem parte do ato médico, porém, com a facilidade de óticas e internet, muitas pessoas procuram estas vias”.

Prescrição e
acompanhamento
A prescrição médica não é apenas indicada para lentes de contato, mas também, para os óculos, tratamentos clínicos e cirúrgicos. “Por isso a avaliação médica é importante para adequar o melhor para cada paciente”, ressalta o oftalmologista.
Usar lentes sem prescrição médica é um erro e, por isso, as pessoas que apresentam algum tipo de doença ocular, alergia ou olhos secos devem sempre passar por médicos e acompanhamentos. “O médico especialista é o melhor indicado para fazer o diagnóstico, indicação e acompanhamento, buscando o melhor e mais saudável para o paciente”.
No inverno, o risco de desconforto com lente de contato é maior. Segundo Juarez, isso acontece porque existe um aumento da queda de umidade do ar. “O usuário de lentes de contato pode sentir uma sensação de corpo estranho, arranhar ou raspar nos olhos, pois, a lubrificação piora. É indicado o uso de lubrificantes oculares que devem ser específicos para cada tipo de lente”, esclarece.
O oftalmologista ressalta a importância do acompanhamento médico. “Todos que utilizam de alguma forma de correção visual, óculos e/ou lentes de contato, devem se submeter a avaliações periódicas de rotina anualmente e, em alguns casos, até a cada seis meses, pois, os olhos podem sofrer mudanças frequentes, assim como o material utilizado, e o que se objetiva é a melhor qualidade visual”.

Juarez Tavares
Oftalmologista
CRM: 79483-SP

Perigo
O especialista diz que o uso de lentes sem a avaliação médica pode se tornar um fator de agressão ao invés de resolução. “Sem a avaliação médica para a real condição dos olhos, as lentes podem prejudicar a visão do paciente”.
O oftalmologista explica que as lentes de contato têm um tempo indicado para o uso diário, semanal, mensal e anual já estabelecido pelo fabricante e, por isso, as pessoas devem se atentar. “Se este tempo é obedecido, reduz-se em muito o risco de lesões e contaminações”.
Algo importante que Juarez ressalta é a importância da retirada das lentes para dormir, para não prejudicar a oxigenação da córnea, que pode levar ao aparecimento de ceratite ou úlcera de córnea. “Deve-se aproveitar este tempo para fazer a higienização das lentes. É importante um tempo de repouso dos olhos porque as lentes de contato são um corpo estranho, porém, controlável”, esclarece.

Recomendações
O oftalmologista também explica sobre a manutenção de lentes com soro fisiológico que pode ser eventualmente possível a utilização, mas, existem soluções específicas desenvolvidas para limpeza, umidificação e desinfecção das lentes. “Isto não acontece com o soro quando se usa de rotina, porque vai atuar só na limpeza e não no restante, além de conter um percentual maior de sódio (sal), que pode impregnar nas lentes”.
Outras indicações recomendadas para prevenção da contaminação da córnea é a higienização das mãos, estojos, lentes, que devem ser feitas diariamente, para haver mais saúde ocular.