Vacina contra sarampo, caxumba e rubéola está disponível nos UBSs municipais

Com a divulgação de casos de sarampo pelo Brasil, a preocupação da população vem aumentando, principalmente, no que refere-se a vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, 444 casos foram confirmados no Amazonas e 216 em Roraima. A doença é caracterizada por manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa nasal.

Prevenção e riscos

A doença pode ser contraída por via oral, como espirros, tosses, contatos manuais e beijos. A imunização deve ocorrer por meio da vacina, para quem comprovar não ter tomado nenhuma dose, além de evitar o contato

direto com pessoas portadoras dos sintomas. O sarampo já foi a causa da mortalidade infantil, e a sua contração pode gerar seqüelas neurológicas.

 

Vacinação

Em Cosmópolis, segundo a Prefeitura Municipal, a vacina está disponível, durante todo o ano, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). A tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola – está disponível nas UBS Beto Spana, Integrado, CS II, Vila Cosmo, De Fáveri e Andorinhas. O público alvo da imunização são crianças de um até cinco anos de idade. Elas devem receber uma dose da tríplice viral aos 12 meses de vida e uma dose da tetra viral aos 15 meses. Crianças de 5 anos a 9 anos que não foram imunizadas no tempo indicado devem tomar duas doses da vacina tríplice. Pessoas de 10 a 29 anos não vacinadas recebem duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem imunização, uma dose basta. Caso o indivíduo não tenha certeza se já recebeu a vacina e não possa comprovar por meio da carteira, é importante que haja o recebimento da dose. Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme recomendado para faixa etária não precisa receber a vacina novamente.

Quem deseja ser imunizado deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e levar a carteirinha de vacinação. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas atividades para evitar casos da doença município. Entre elas estão ações para ampliar o acesso da população à vacina; análise das coberturas vacinais para identificar fragilidades e corrigi-las; emissão de alertas à rede de serviços para investigação precoce de casos suspeitos; e a realização de todas as ações de controle recomendadas.

Seguem os endereços e telefones das Unidades Básicas onde a vacina vem sendo aplicada:

UBS CSII: Rua Max Hergert, n°

770 – Centro

(19) 3872-1524

UBS Jardim de Fáveri: Av. Ester,

n° 1.433 – Jd. de Fáveri

(19) 3872-1815 / (19) 3872-1994

UBS Integrado: Av. da Saudade,

n° 1.121 – Bairro Campos Sales

(19) 3872-3091

UBS / PSF Andorinhas: Rua Lavieiro

Giuzio, n° 360 – Cidade

Alta

(19) 3872-5436

UBS / PSF Beto Spana: Av. da

Saudade, n° 2.734 – Beto Spana

(19) 3872-4012

UBS / PSF Vila Cosmos: Rua

Pedro Damiano, n° 327 – Vila

Cosmos

(19) 3872-7042