Vacina oral contra a poliomielite será substituída com base em orientação nacional

A partir de 27 de setembro, doses de reforço serão aplicadas exclusivamente com a vacina injetável (VIP). Esquema vacinal para crianças menores de 5 anos é atualizado

A Secretaria Municipal de Saúde de Cosmópolis informa que a administração da vacina oral bivalente contra a poliomielite (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, será suspensa a partir do dia 27 de setembro. A medida segue a nova orientação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo substituir completamente a vacina oral pela injetável (VIP) para as doses de reforço, visando maior proteção contra o vírus.

 

O novo esquema vacinal será implementado a partir do dia 4 de novembro, quando as doses de reforço passarão a ser feitas exclusivamente com a vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada via injeção. Essa mudança tem como objetivo melhorar a resposta imunológica e erradicar o uso da versão oral, que, embora eficaz, tem apresentado desvantagens em termos de cobertura vacinal global.

 

Para os pais de crianças menores de 5 anos, o esquema vacinal atualizado está detalhado da seguinte forma: a primeira dose deve ser administrada aos 2 meses de vida, a segunda aos 4 meses, a terceira aos 6 meses e a dose de reforço aos 15 meses.

 

A Secretaria reforça a importância de que os responsáveis se mantenham atentos ao calendário de vacinação, uma vez que a adesão à vacina é crucial para manter o controle da poliomielite, doença que já foi uma ameaça grave à saúde pública.