Vamos falar sobre a campanha Dezembro Vermelho?

É de suma importância deter o conhecimento de que o vírus HIV não faz distinção de gênero, orientação sexual ou identidade de gênero

Já ouviu falar em Dezembro Vermelho? Essa é uma campanha de conscientização sobre o HIV e a AIDS que busca desfazer estigmas associados à doença e promover uma compreensão mais abrangente.
É de suma importância deter o conhecimento de que o vírus HIV não faz distinção de gênero, orientação sexual ou identidade de gênero. Dito isso, ao destinar esforços conscientizadores exclusivamente à comunidade LGBTQIAPN+, perpetuam-se estigmas tenebrosos e que estreitam a percepção pública da epidemia. A saúde consciente implica reconhecer que qualquer pessoa pode ser afetada pelo HIV, e é necessário que todos participem na prevenção, no diagnóstico precoce e no apoio aos eventuais portadores do vírus.

Juh Brilliant
Escritor, pedagogo e fotógrafo
@juh_brilliant

Com a ampliação da discussão em torno do HIV, constróem-se sociedades mais inclusivas e saudáveis. A disseminação de informações precisas e acessíveis sobre prevenção, testagem e tratamento é vital para combater mentiras e encorajar a busca por cuidados médicos adequados.
Hoje em Cosmópolis existe o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza testes rápidos para HIV e diversas outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) gratuitamente, de forma segura e com resultados em poucos minutos após as testagens. Quando se fala de saúde, quanto antes qualquer IST puder ser detectada, o processo de tratamento se facilita. No CTA é possível tomar conhecimento sobre tratamentos de pré exposição ao vírus do HIV, bem como pós exposição também. Para mais detalhes sobre os horários de funcionamento e eventuais dúvidas, a sede física é localizada na Rua José de Moraes, nº 174, Vila José Kalil Aun, e o telefone é (19) 3812-4639.
Não somente durante a campanha Dezembro Vermelho, mas sempre, é fundamental lembrar que a conscientização sobre HIV e AIDS deve transcender barreiras e preconceitos, reconhecendo que a saúde é um direito de todos. Informação e acesso democratizado à informação salvam vidas!

Filme: “Boa Sorte” – Netflix e Globoplay (classificação indicativa: A16).
Para seguir: @superindetectavel (Instagram).
Livro: “A doença e o tempo: AIDS, uma história de todos nós” – Eduardo Jardim.