VB alega baixo número de pagantes e retira cobradores de linhas intermunicipais

Nas últimas semanas, os usuários do transporte intermunicipal perceberam a ausência dos cobradores nos ônibus que atendem a cidade. A empresa VB Tranportes, responsável pelas linhas intermunicipais, alegou que o número de pagantes, em dinheiro, é baixo. Desde então, as linhas que ligam Cosmópolis à Paulínia, Campinas, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho estão sem os cobradores. A cobrança é feita pelo motorista, que acumula as duas funções.

A empresa justifica que o número de pagantes nessas linhas fica abaixo de 12% do total de usuários. Outro ponto apontado é o incentivo cada vez maior para a utilização da bilhetagem eletrônica. Isso auxilia também em questões de segurança, já que o volume de dinheiro nos ônibus é bem menor.

Paulo Barddal, Diretor de Comunicação do SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas), da qual a VB Transportes faz parte, enviou nota a respeito da retirada dos cobradores.

Segundo Paulo, “hoje, as linhas metropolitanas entre Cosmópolis/Campinas, Cosmópolis/Paulínia e Cosmópolis/Artur Nogueira têm índice de pagantes em dinheiro inferior a 12%. A maioria dos usuários utiliza cartões eletrônicos para efetuar o pagamento das suas viagens. O uso da bilhetagem eletrônica é crescente no Brasil e está consolidado nos países desenvolvidos. Além de permitir o embarque e desembarque mais rápido, ainda inibe o uso do dinheiro e isso traz mais segurança aos funcionários que trabalham embarcados, assim como para os passageiros.

A VB, inclusive, tem debatido o assunto com o órgão gestor, a EMTU, pois, além da questão de segurança, existe ainda a necessidade de redução dos custos operacionais e cabe ao órgão gestor manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, algo extremamente necessário para preservar a saúde financeira e o poder de investimento das empresas que operam em regime de concessão.

É importante salientar ainda que está sendo realizada uma campanha para incentivar ainda mais o uso dos cartões. Os cartões são confeccionados sem qualquer custo para o usuário e permitem, além de uma viagem mais rápida e segura, que o usuário planeje o seu gasto com o transporte, pois, ele pode definir o valor a ser creditado. Com a campanha, a tendência é uma queda ainda mais acentuada no número de passageiros pagantes em dinheiro”.

 

No entanto, apesar das justificativas apresentadas, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) alerta que essa prática não é autorizada para as empresas permissionárias dessas linhas.

Questionada sobre a prática, a EMTU alertou os usuários dizendo que “a ausência de cobradores nas linhas intermunicipais da RMC não é permitida e, se constatada essa irregularidade, a empresa é autuada conforme a legislação em vigor.

As fiscalizações dos serviços prestados pelas permissionárias que operam o transporte metropolitano são realizadas regularmente pela EMTU e, em relação à falta de cobrador, foram intensificadas em função das recentes reclamações registradas pelos usuários nos canais de atendimento desta gerenciadora.

Os usuários podem registrar as reclamações na Ouvidoria, por meio do site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. É importante especificar o número da linha, prefixo do veículo, data e horário das irregularidades apontadas”.