Veganismo x Vegetarianismo

Confira as diferenças entre os dois estilos de vida

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira
Nutricionista
CRN 10334

Diferenças
Qual a diferença entre vegano e vegetariano? Nem todo vegetariano é igual. Geralmente pautado por um estilo de vida guiado por princípios morais, o vegetarianismo segue diferentes linhas, sendo as principais a ovolactovegetariana (que usa ovos, laticínios e pode usar mel) e a vegetariana estrita, que exclui da dieta todos os alimentos de origem animal, tais como mel, ovo, laticínios, gelatina, entre outros.
Quando é usado o termo vegano significa que a pessoa, além de seguir uma dieta vegetariana estrita, exclui do seu estilo de vida produtos que usaram força de trabalho animal (tração, transporte), extração de matéria-prima (seda, mel, couro, lã), ou que foi testada em animais (cosméticos e produtos de higiene).
Veganismo
Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário,
em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Ou seja, os veganos são contra a caça e a pesca e a qualquer uso que se faça de animais, seja na indústria dos cosméticos ou em rituais religiosos. Portanto, os veganos são vegetarianos que excluem animais e derivados não apenas na sua dieta, mas também de todos os aspectos de suas vidas.
Vegetarianismo
O Vegetarianismo é a corrente dietética que estipula a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os ingredientes de origem animal.
De olho nesse nicho de mercado que só cresce no país e no mundo, cada vez mais produtos e suplementos, como proteínas vegetais, estão sendo oferecidos e desenvolvidos por empresas que se preocupam em atender esse público. Proteínas, vitaminas e minerais especializados, como a vitamina D3 vegana, Omegas provenientes de óleo de linhaça entre outros são essenciais para suprir possíveis carências nutricionais dos adeptos de uma dieta vegana ou vegetariana com alimentação e suplementação.
Por isso, antes de ser adepto ou seguir uma ideologia vegana e ou vegetariana, as pessoas necessitam de um acompanhamento nutricional e, se necessária, a realização de alguns exames para verificação dos níveis sanguíneos de algumas vitaminas e minerais. Como exemplo a B12 que encontramos, em sua maioria, nas proteínas animais. E ainda com relação às proteínas, as de origem vegetal não são consideradas proteínas completas como as animais, uma vez que para serem completas, elas devem oferecer todos os aminoácidos essenciais, que são produzidos pelo organismo. Assim, para que não haja deficiência proteica, é preciso combinar leguminosas com cereais, por exemplo.
– Para atingir a recomendação de proteínas completas, deve-se associar alimentos vegetais como leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha) e cereais (cevadinha, cuscuz, arroz integral, milho, aveia, trigo, centeio). Com esta associação é possível atingir o perfil aminoácido razoável, completando os aminoácidos essenciais.
Em alguns estudos sobre essa população, percebe-se que há um elevado consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, edamame), hortaliças e oleaginosas, constituindo uma dieta com menor quantidade de gordura saturada e maior quantidade de gorduras insaturadas, proteínas vegetais, carboidratos e fibras.
Antes de iniciar uma dieta restritiva, é importante o acompanhamento com um nutricionista para suprir essas possíveis deficiências nutricionais.