Os veículos elétricos, híbridos e movidos a célula combustível são tecnologias sustentáveis que estão constantemente sendo aperfeiçoadas.
Esses veículos prometem muito mais dinamismo por não precisarem de muitos equipamentos. Eles precisam, basicamente, de um motor elétrico, bateria, um sistema de recarga – o carro tem aproximadamente 50 peças. Já os carros à combustão apresentam aproximadamente 500 peças. Os veículos elétricos não causam ruídos e nem fumaça. Como não precisam usar tanto óleo, quanto os veículos populares, trazem mais esse benefício para o meio ambiente.
O estudante de Geografia João Vitor Leme, que mora em Cosmópolis, participa do LEVE (Laboratório de Estudos de Veículos Elétricos), formado pela professora Flávia Luciane Consoni de Mello, deu uma entrevista para a GAZETA/TV JAGUARI contando sobre o funcionamento desses veículos sustentáveis. Ele conta que entrou no LEVE a partir da iniciação científica em 2016, quando ele procurou a professora Flávia Luciane Consoni para realizar uma pesquisa sobre o etanol, mas, foi convidado para conhecer o LEVE como outra alternativa de tema para sua pesquisa.
Depois de conhecer o trabalho, ele se interessou pelo tema e decidiu se aprofundar na pesquisa de veículos elétricos, trabalhando junto com o LEVE. Desde então, o estudante realizou duas iniciações científicas dentro do grupo e pretende continuar no grupo para uma futura realização de pesquisa de um possível mestrado com eles.
O LEVE é um grupo de pesquisas do Departamento de Política Científica e Tecnológica- DPCT, formado na UNICAMP, que faz pesquisas na área da indústria automobilística visando as tecnologias sustentáveis.
O governo vem ajudando a evolução desses projetos e criou alguns programas, como o PRONCOVE. Os veículos elétricos em São Paulo ganham uma isenção de 50% no IPVA. E, em outras cidades metropolitanas, os veículos elétricos podem usar a faixa de ônibus.
Recentemente, foi inaugurado um eletroposto na via Dutra, que liga São Paulo e Rio de Janeiro, o que é uma grande evolução e ajuda muito no desenvolvimento da popularização desses veículos.
“No mundo, já está tendo uma popularização, mas, o Brasil ainda está caminhando em passos lentos”, diz João. “Daqui a dez anos, já estará ainda mais evoluída a discussão sobre o assunto e, aos poucos, estamos trazendo toda a ideia, mas, não estará difundida completamente”, comenta.
Como funciona um carro elétrico:
Para um carro elétrico funcionar, é necessária a combinação de três itens: motor elétrico, bateria e regulador de motor. O regulador obtém energia da bateria e a transmite para o motor.
No pedal do acelerador, há dois resistores variáveis (potenciômetros) que transmitem um sinal para o regulador. Isso possibilita que o regulador identifique quanto de energia será necessária.
Os carros elétricos utilizam a bateria de 2 formas: corrente contínua gerada diretamente pela bateria e corrente alternada a partir de inversores de tensão, para alimentar os motores. Em geral, há também circuitos que dão aos freios a capacidade de recarregar as baterias, pois, a força exercida durante as frenagens retorna em forma de energia para a bateria.
Como funciona um carro híbrido:
Funciona a gasolina e eletricidade. Um carro híbrido normalmente é composto por todos os componentes de um carro elétrico completo, incluindo motor que fornece a potência para as rodas e também baterias que fornecem a eletricidade ao motor. Em conjunto com esses componentes, este tipo de carro possui um motor movido a combustível, como a gasolina, que fica completamente separado dos componentes elétricos. Este motor é pequeno (10 ou 20 HP) e alimenta um gerador. Ele é projetado para funcionar em determinada velocidade, buscando máxima eficiência.
Como funciona um carro movido a célula combustível:
Na combustão, o hidrogênio se queima da mesma maneira de um motor de combustão interna. Na conversão, o hidrogênio se transforma em eletricidade através de um processo químico. Veículos com célula combustível são considerados sustentáveis e com emissão zero de poluentes porque o único subproduto do hidrogênio consumido é a água, que também pode mover uma microturbina como as encontradas num carro a vapor.
Todo ano acontece, em São Paulo, o evento Veículo Elétrico Latino Americano, onde é possível conhecer mais sobre os veículos sustentáveis, estar em contato com desenvolvedores e entender mais a fundo sobre o assunto. O evento em 2018 ocorrerá de 17 a 19 de setembro, das 13h às 20h, no Transmerica Expo Center.