Uma dica super importante é manter, sempre bem limpos e secos, os dedos e as unhas dos pés
As onicomicoses (micoses nas unhas) são infecções provocadas por fungos ou leveduras (exemplo: cândidas) nas unhas. As unhas dos pés, fechadas dentro do calçado, são mais afetadas que as das mãos, pois oferecem um ambiente com um maior grau de umidade e de aquecimento, mais propício ao desenvolvimento dos fungos. Além disso, a queratina, material de que a unha é composta e que serve de “alimento” dos fungos, é mais abundante nas unhas dos pés que nas das mãos.
Uma dica super importante é manter sempre bem limpos e secos dedos e as unhas dos pés.
Tratamento
É fundamental que o tratamento desta patologia seja realizado por um Podologista. O tratamento pode demorar entre 3 e 8 meses, nos casos menos graves ou mais iniciais, e nos casos mais avançados pode demorar entre um ano ou mais até a cura estar completa. É importante manter o tratamento até a total regeneração da unha afetada.
O podólogo(a) tem uma participação muito importante no tratamento e vai te orientar, da melhor forma, como cuidar todos os dias para obter um resultado eficaz.
Mas, vai depender muito da disciplina e higiene para que as unhas afetadas pela micose possam ser recuperadas totalmente.