Veja algumas teorias para as causas das cãibras

Entre elas, estão a metabólica, a da desidratação, a eletrolítica e a ambiental

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295

As cãibras musculares podem ocorrer quando menos se espera, e acarretar complicações cuja gravidade depende da situação em que o indivíduo se encontra. Em um atleta, ela é responsável, quando aparece, pelo afastamento imediato da competição.
Elas não acometem somente os atletas, representando, inclusive, um grande perigo para quem se encontra, por exemplo, em uma praia, sujeito a ser “puxado” pela correnteza do mar. Em muitos casos de salvamento de “quase afogados”, constatou-se que a causa do problema havia sido um episódio de cãibras.
Sua etiologia continua sendo controversa, surgindo frequentemente novas hipóteses para o seu aparecimento. Existem algumas teorias para as causas das cãibras:
1ª) Teoria metabólica: ocorreriam cãibras quando o músculo se torna “intoxicado” por metabólitos provenientes da atividade contráctil, como, por exemplo, o tão conhecido ácido láctico.
2ª) Teoria da desidratação: a perda de água pelo suor provoca um desequilíbrio nos fluídos corporais que interfere no processo contráctil dos músculos, provocando sua contração espástica. Vale lembrar que, no verão, é muito comum ocorrer perda excessiva de água pelo suor, que é agravado pelo efeito diurético da ingestão do álcool.
3ª) Teoria eletrolítica: juntamente com a água, perdemos, através do suor, uma certa quantidade de eletrólitos (sais). A falta destes eletrólitos pode comprometer o equilíbrio dos fluídos corporais, também desencadeando as dolorosas contrações das cãibras.

Dra. Renata Senna Kowalesky, CRM 140.080

4ª) Teoria ambiental: modificações extremas de temperatura, principalmente, as reduções acentuadas da temperatura, provocando constrição dos vasos sanguíneos e prejuízo de fluxo para os músculos, desencadeando as cãibras.
Ainda pode ocorrer um outro mecanismo que seria de origem neurológica, provocado pela fadiga muscular e de mais difícil compreensão.
Em resumo, existem várias causas, sendo que podemos geralmente evitá-las, principalmente, tomando os cuidados de manter ingestão de líquidos, sais minerais e, se possível, um bom condicionamento físico.