Veja as doenças que atingem os animais durante o inverno

Durante o período de outono/inverno, aumenta significativamente a incidência de infecções respiratórias nos animais domésticos. “Tal como acontece com a gripe, esta condição contagia-se por via oral e nasal, estando relacionada com o clima seco e frio. Depois do animal ter sido infectado, os agentes víricos podem ser transmitidos a outros animais, sendo os filhotes com menos de 6 meses de vida, cães não vacinados e idosos muito mais suscetíveis a sofrer desta doença”, explica José Francisco da Costa, mais conhecido como Chiquinho, médico veterinário.
Ele explica que “animais com respiração rápida, superficial e ofegante, desânimo, falta de apetite, tosse seca, corrimento nasal e secreções oculares são sinais que possivelmente indicam que ele esteja com alguma doença respiratória, sendo uma das mais comuns na clínica veterinária”.

CÃES
Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte, a tosse dos canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. “As formas de transmissão mais comuns da tosse dos canis se dão pelo contato direto entre um cão saudável e um contaminado, ou contato indireto, pelo ar, através de secreções respiratórias. O vírus ou a bactéria se locomovem facilmente devido a grande quantidade de espirros e tosses. Os agentes podem ainda ser representados por caminhas, casinhas, vasilhas e brinquedos.
Nos casos mais graves podem ser observados engasgos, ânsia, vômitos, rinite, conjuntivite e broncopneumonia. Vale lembrar que tudo isso piora mediante a prática de exercícios físicos”, esclarece.

GATOS
A Rinotraqueíte infecciosa felina é uma doença muito grave e altamente contagiosa que afeta o aparelho respiratório dos gatos.
“A forma mais comum de transmissão deste vírus é através do contato direto entre gatos infetados e gatos com baixa

José Francisco da Costa
Médico Veterinário
COLIBRI
CRMV-SP 24666

imunidade (especialmente filhotes).
O período de incubação do vírus é de 2 a 6 dias, apresentando sintomas como febre, espirros, letargia, secreções nasais, secreções oculares e lesões oculares”, completa.
Chiquinho orienta que “a melhor forma de prevenção e tratamento contra infecções respiratórias do seu animal de estimação é fazendo visitas periódicas ao consultório e sempre verificar se o calendário de vacinação do seu animal está em dia, pois, as vacinas auxiliam a reforçar o sistema imunológico dos pets e previnem algumas das doenças

típicas do inverno, como a traqueobronquite infecciosa Canina e Rinotraqueíte infecciosa Felina”, conclui.