Veja as medidas tomadas e discutidas sobre o Coronavírus em Cosmópolis

Vereadora Eliane Lacerda, integrante do Comitê, explanou sobre o assunto na última sessão da Câmara

No dia 22, foi feita uma reunião entre os integrantes do Comitê de Prevenção ao Coronavírus, na Prefeitura Municipal de Cosmópolis, para discutir sobre a COVID-19 e tomar novas medidas. A vereadora Eliane Lacerda faz parte do Comitê e repassou algumas informações.
“Entre as medidas, a vereadora Eliane Lacerda sugestionou que, de forma extraordinária e emergencial, já se adiantasse o repasse das economias da Câmara Municipal de Cosmópolis à Prefeitura para que se viabilizem meios econômicos de enfrentar a pandemia”.

Contato exclusivo sobre o Corona
“Foi criada uma Central de Informações para onde o munícipe poderá ligar para tirar todas as dúvidas. Este número já foi solicitado e instalado. Porém, a companhia telefônica requer alguns dias para tirar um número 3872… e colocar um mais simples com três dígitos que ainda será divulgado para a população”.

Serviços nas unidades básicas de saúde
“Todas as consultas que eram eletivas das unidades foram desmarcadas e permanecem apenas as urgentes. As gestantes não terão seu pré-natal interrompido. Pediatras continuam atendendo na rede. Exames eletivos também foram desmarcados. Permanecem apenas aqueles onde os médicos solicitaram em caráter de emergência”.

Moradores de Rua
“A Secretaria de Promoção Social informou que está tomando algumas medidas, porém, também informou que há dificuldades em alguns casos de moradores que se recusam a se recolherem a um abrigo ou casa de recuperação. Muitas das pessoas não querem ajuda”.

Velório e Cemitério
Municipal
“Os velórios terão duração de apenas uma hora para quando a causa da morte é identificada e que não seja vítima da COVID-19. Mortes suspeitas ou comprovadas como vítimas do Coronavírus não terão velórios e o enterro será imediato. O cemitério, contudo, está de portões abertos para visitações, mesmo assim, com as recomendações de idosos em isolamento e distância.

Servidores com mais de 60 anos afastados
“Servidores com diversos problemas de saúde, entre eles, diabetes e problemas respiratórios, entre outras doenças, com mais de 60 anos de idade, já foram afastados de suas secretarias”.

Serviços de Mototáxi
“Serviços Delivery estão liberados. Contudo, mototaxistas que transportam passageiros estão com seus trabalhos suspensos”.

Igrejas
“Todos os centros religiosos devem suspender suas reuniões. Esta decisão foi do Ministério da Saúde, por isso, todas as atividades que aglomeram pessoas estão suspensas”.

Farmácias
“Farmácias estão atendendo normalmente. Mas, para quando são relatados sintomas do Coronavírus, há um protocolo de medicamentos que podem ser passados. Para os medicamentos indicados, estão pedindo que os médicos tenham em suas unidades para que eles mesmos possam fazer a distribuição e que o paciente não precise se deslocar até a farmácia. Há um estudo da viabilidade disso”.

Máscaras, luvas e álcool em gel
“Assim como os aparelhos respiratórios, há um esforço para encontrar, porém, também são produtos que estão em falta no mercado”.

Mão de obra voluntária
“A Prefeitura também discute aceitar mão de obra voluntária, visto que muitos profissionais da saúde estão afastados com mais de 60 anos de idade, com problemas de saúde e que não poderão estar na linha de frente”, finalizou Eliane
Vale lembrar que o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal na tarde de quarta-feira, 25, apontou 31 casos de estados gripais, ou seja, com sintomas do Coronavírus. Dentre eles, o resultado definitivo de três, que foram negativos.

Resultados de exames
Os exames que detectam o Novo Coronavírus são realizados pelo Governo do Estado de SP através do Instituto Adolfo Lutz que possui uma demanda que ultrapassa a marca de 10 mil exames. Por isso, a demora da divulgação dos resultados.

Monitoramento
Em um vídeo boletim divulgado pelo Chefe do Executivo, Prefeito José Pivatto, ele informa que, em Cosmópolis, será preenchido um formulário para monitorar os casos com sintomas atendidos pela rede municipal de saúde e pela Santa Casa de Misericórdia.