Quando está mais frio, clima típico do outono e do inverno, os proprietários de motocicletas percebem que, pela manhã, quando eles vão dar a primeira partida do dia, muitas vezes, a moto custa muito a pegar. Ela funciona, mas depois morre com muita facilidade, isso quando consegue funcionar. De qualquer forma, isso acontece com quase todas as motos quando está frio, mas existem hábitos simples que podem tornar esse momento menos complicado.
Os componentes que são responsáveis por fazer a moto pegar, nas motos antigas, são o carburador, e nas mais novas, a injeção eletrônica.
De acordo com o especialista Vinícius Marsolli, proprietário da empresa Castelo Motos, a moto demora para ligar no frio porque há presença de muito álcool no combustível. “Quando o combustível fica parado por algum tempo, por exemplo, da noite para o dia, e quando o clima está gelado, o motor ‘puxa’ primeiro o álcool, e acaba não funcionando. Nossa gasolina tem muito álcool em sua composição”, lamenta ele.
Vinícius afirma que a melhor forma de dar a primeira partida do dia é chacoalhar o tanque, para que o álcool se misture no combustível. “Outra dica é puxar o afogador, no caso para motos que têm carburador, para dar a partida. No caso da moto injetada, o condutor pode ligar e desligar a chave de duas a três vezes, para que ela injete combustível no motor e funcione mais rapidamente”, recomenda.
Porém, não basta somente praticar esses hábitos para que as motos funcionem corretamente. “Para as que têm carburador, é bom sempre estar regulando e fazendo sua limpeza. Já para motos com injeção eletrônica, é importante tomar cuidado com a qualidade do combustível que se coloca”, alerta Vinícius.
Algo que pode acontecer nessas situações em que a moto demora a funcionar, é que a bateria pode descarregar, principalmente, se ela já está atingindo o limite de sua vida útil. “Quanto mais partida o condutor der na moto, insistentemente, vai haver um desgaste maior no motor de partida, se for partida elétrica. Componentes como escova, placa de partida, entre outros vão se desgastando mais depressa. A bateria também pode ‘arriar’ muito mais rapidamente nesse ambiente”, adverte o especialista.
Outra questão que é prejudicada com o tempo frio é o óleo, que leva mais tempo para lubrificar o motor. “Por essa razão, aconselho não acelerar a moto de uma vez ao dar a primeira partida. É bom deixar a moto ligada alguns minutos, de 3 a 4 minutos, antes de circular com ela. Aliás, algumas motos nem aceitam aceleração quando o óleo ainda não lubrificou as partes do motor, tanto na moto injetável quanto na carburável”, esclarece Vinícius. Além disso, ele acrescenta que é bom procurar colocar óleos de boa qualidade na moto, o que também faz bastante diferença.
Não somente os componentes da moto merecem atenção especial no frio, mas, também as vestimentas do motociclista. “O traje adequado é aquele todo fechado, tanto no frio quanto no calor: calça comprida, blusa grossa, botas, capacete fechado com a viseira abaixada e luvas para evitar que as mãos fiquem muito geladas e não consigam ter muito controle na hora de frear”, indica o especialista. É claro que é difícil vestir-se assim nos dias quentes, porém, esse traje pode proteger o corpo do motociclista em casos de acidentes e quedas.
Portanto, o profissional aconselha: o ideal mesmo é fazer manutenção diária dos componentes da moto. “Geralmente, no frio, as baterias que já estão com tendência a dar problema vão arriar, e elas dificilmente vão aguentar mais tempo, porque no tempo frio elas acabam tendo suas placas ‘coladas’. A manutenção da moto no frio deve ser diária se o condutor não quiser ter dor de cabeça. Devem ser verificados componentes como vela, carburador, filtro de ar e bateria”, conclui Vinícius.