Veja dicas de decoração para o Natal e a importância da ‘mesa posta’

Leonardo Memória aponta detalhes importantes para esta data especial

Leonardo Coelho Memória está no ramo de decoração e organização de eventos há anos. O profissional oferece dicas de como decorar para o Natal deste ano e comenta, ainda, sobre a importância da mesa posta em uma data onde se celebra a união.

Instinto
“Sinceramente, esses dias eu estava fazendo os cálculos de quanto tempo tem a primeira festinha que eu organizei.. E foi quando eu era muito pequenininho, em 1993. Não lembro o que me motivou para isso, mas, lembro que foi para a Páscoa. Eu e o meu primo colocamos minha prima vestida com a roupa da nossa 1ª comunhão, coloquei uma máscara e a gente fez uma festinha, à noite, em casa. Nós oferecemos chocolate para os convidados para comemorar a Páscoa, na véspera do domingo. Desde então, eu gostei de fazer o cenário, a produção de arrumar onde o pessoal sentava, fazer a lista de convidados, foi um evento mínimo, mas, foi o primeiro de uma carreira que viria…”

Dicas para o Natal
“Para o Natal, a cada ano, eu tento usar uma cor, a cor tendência. Neste ano, uma grande maioria está usando o tom que foi apelidado de ‘Rosé Gold’. Porém, a dica mais valiosa é fazer aquilo que te agrada na sua árvore de Natal. Sempre digo que não adianta querer seguir uma tendência se você não gostar”.

Prático
“Esse foi o primeiro ano em que eu decidi alugar a árvore de Natal, porque, às vezes, as famílias não têm onde guardar. Assim, para ela não ter o gasto completo da árvore, ela simplesmente me fala o tamanho que ela deseja e nós alugamos, com as cores que ela quiser”.

Importante
“Ou você escolhe uma cor só e faz nos tons dela, ou você faz completamente colorido, mas, dentro de uma combinação para não ficar fora de contexto. Há elementos importantes que você não pode deixar de fora, como a estrela guia, e para quem é mais religioso, existem alguns símbolos importantes”.

A cultura da ‘Mesa Posta’
“A cultura da mesa posta é fundamental para o Natal, porque o Natal é juntar a família e passar com seus entes queridos. Então, você senta ao redor da mesa onde todo mundo vai celebrar esse momento. Tendo uma religião ou não, você está celebrando a união daquelas pessoas. A mesa posta é fundamental, é onde você coloca as coisas com cuidado, os talheres, os pratinhos, tudo o que você vai oferecer. Nas taças, você pode fazer mimos para as pessoas: colocar uma trufa, um pão de mel, um bombom… e, em cima, o nome do seu convidado. Com isso você traz o símbolo de amizade no Natal!”

Dica de Decoração
“Para a mesa, há muitas opções. As mais simples são as velas, que você pode por no fundo ou dentro da taça e pode colocar bolinhas de Natal para acompanhar. É legal tentar achar um arranjo na parte central da mesa. Hoje em dia, os materiais de Natal estão bem acessíveis em questão de valor, pode comprar um vaso de flor e por um arranjo com um pisca-pisca em volta e ele fica aceso em cima da mesa. Fica um charme!”.

Cuidados para não pecar
“Temos que ter cuidado para não pecar no excesso, uma coisa que é importante lembrar é de que o Natal é lembrado pela fartura e abundância da comida, e isso, geralmente, causa um grande desperdício. Então, é bom planejar o que colocar na mesa para que não tenha tanto desperdício, considero isso muito importante. Pedir um prato sem excesso para cada convidado pode ser ampliado pela família para evitar jogar tanta comida fora! O ideal é levar uma quantidade que dê para todo mundo experimentar um pouco e não sobre em excesso!”
Feliz Natal e
Próspero Ano Novo!