Prática diminui marcadores inflamatórios, aumenta os elementos químicos que combatem a inflamação e muito mais
O yoga é uma disciplina espiritual, praticada com o objetivo de trazer harmonia entre a mente e o corpo. Sua origem vem da Índia há mais de 5.000 anos. Desde a sua criação, o yoga tornou-se cada vez mais popular na cultura ocidental. Nos Estados Unidos, 9,5% dos adultos (21 milhões de pessoas) praticam yoga como uma “abordagem de saúde complementar”.
Segundo a American Heart Association, o yoga pode ser usado para melhorar a saúde do coração, como medida preventiva ou mesmo após um evento cardíaco. A prática de yoga é capaz de melhorar a pressão arterial, a capacidade pulmonar, a função respiratória, a frequência cardíaca, a circulação e a variabilidade da frequência cardíaca. Isso provavelmente se deve aos efeitos benéficos do yoga na regulação emocional e no estresse crônico.
Também se demonstrou que o yoga diminui marcadores inflamatórios, aumenta os elementos químicos que combatem a inflamação e aumenta os níveis de anticorpos no sangue. Em um estudo randomizado de controle, contendo mulheres diagnosticadas com câncer de mama, as praticantes de yoga experimentaram menos fadiga, menos marcadores inflamatórios e mais vitalidade. A prática do yoga também pode afetar positivamente a expressão gênica, aumentar o comprimento dos telômeros e até afetar a longevidade.
Os pesquisadores estão apenas começando a entender a profundidade das habilidades de cura e promoção da saúde do yoga. Embora a falta de padronização na pesquisa com yoga continue sendo um desafio, o uso do yoga como terapia alternativa validada e forma de autocuidado parece promissor. Em geral, pesquisas demonstraram que o yoga melhora a dor física, a vitalidade, as atividades da vida diária, o equilíbrio, a força da parte superior do corpo e a saúde mental.
Então, o que você está esperando? Pegue seu tapete e comece sua prática hoje!
Dr. Leonardo Kowalesky
Ortopedista
CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky
Ortopedista
CRM 140080