Veja os cuidados necessários com fogos de artifício em festas comemorativas

Estamos em um mês que, neste ano, tem duas grandes comemorações, Festa de São João (Festas Juninas) e a Copa do Mundo. E para comemorar, muitos fazem uso dos fogos de artifício, mas é preciso ter cuidado com o manuseio. Nesta época, o número de pessoas queimadas ou feridas por manipularem inadequadamente fogos de artifício aumenta bastante.
A prevenção é essencial para evitar as ocorrências. Medidas simples como, por exemplo, escolher os fogos de artifício com origem da fabricação e observar a data validade também fazem toda a diferença.
José Ferreira de Godoi, Coordenador do Transporte de Saúde da cidade de Cosmópolis, conta o quão perigoso é o uso inadequado de fogos de artifício e todas as suas consequências. “Aparentemente, as pessoas acham que os fogos de artifício não passam de brinquedos. Mas, não podemos nem dizer que são brinquedos. Eles são realmente perigosos, explodem e geram fogo que pode causar sérios danos e inúmeros incêndios. E com tudo isso, usamos esses fogos de forma incorreta e, normalmente, os usuários não têm nenhum tipo de conhecimento ou sequer leem o rótulo atrás para saberem o modo de usar”, começa Godoi.
O coordenador conta que, por menor que seja o artefato, o problema é que, ao soltarmos, podemos apontar para direções erradas e até mesmo para outras pessoas. “Mato seco, agora na época da seca, nas partes rurais, ainda mais em Cosmópolis, pode causar um incêndio grande, e mesmo sendo estranho e impossível, temos casos de pessoas apontarem (acidentalmente ou propositalmente) para outras pessoas, causando queimaduras fortes ou até mesmo a morte. E essas queimaduras são graves. Por menores que sejam, podem infeccionar, a pessoa ferida pode acabar perdendo algum membro… Até essa pessoa ser encaminhada para um tratamento adequado, é demorado; antigamente, nosso ponto de referência era Limeira, levávamos os feridos até lá, mas, hoje não. Levamos para muito longe de Cosmópolis e até chegarmos e ela receber o tratamento adequado, é um processo muito longo”, completa.
Para evitar acidentes, algumas recomendações devem ser observadas, a começar pela compra desses artefatos. Antes de tudo, observe se o local de venda é credenciado e não adquira material clandestino. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e portas corta-fogo para evitar a propagação de incêndios, segundo Godoi.
Os pais também têm que ter atenção redobrada com as crianças, que nessa época costumam manusear fogos de artifício que não estouraram, mas podem machucar.

Confira algumas dicas, do coordenador Godoi, para soltar fogos de artifício com segurança:
“- No ato da compra, deve ser verificada a classificação do produto. Em caso de falha, o mesmo não deve ser reutilizado;
– Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos;
– Sempre use fogos em locais abertos, porém, longe de qualquer tipo de mato, etc.. Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
– Sempre armazene fogos em local frio e seco, longe de fogões, isqueiros e acesso de crianças;
– Não desmonte os fogos e nunca tente reutilizar aqueles que tenham falhado;
– Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
– Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
– Em caso de acidentes, procure socorro médico e, enquanto não houver atendimento no hospital, cubra a queimadura com um pano limpo. Não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões. Não use pomadas sem ordem médica, nem toque as lesões com as mãos. Se houver sangramento, faça um curativo com gaze ou um pano bem limpo. E espere o atendimento médico.

– Agora, não esquecendo das nossas crianças. Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício;
– O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira;
– Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;
– Deixar caixas de fósforos ou isqueiros ao alcance das crianças é uma grave falha. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter consequências extremamente danosas;
– A pessoa que vai adquirir uma quantidade menor de fogos de artifício tem que comprar o produto em um local habilitado, além de observar a qualidade e se o mesmo apresenta o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, conclui Godoi.

José Ferreira de Godoi, Coordenador do Transporte de Saúde de Cosmópolis

Curtir os dias de São João e comemorar futuras vitórias do Brasil na Copa do Mundo é muito bom, porém, é melhor ainda ter cuidados com os fogos de artifício para não sair destas festas com queimaduras de até terceiro grau. Não vale a pena sair de uma festa direto para um hospital com machucados graves. É por isso que é sempre bom estar atento às dicas de como ter cuidados com fogos e só curtir o melhor da festa.

Cosmópolis
No município, já existe um Projeto de Lei (18/2017) que proíbe queima, soltura ou manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com barulho.