Veja os cuidados que você deve ter para fortalecer as unhas

Unhas fracas e quebradiças são um dos principais problemas enfrentados por grande parte das mulheres, estas que recorrem a esmaltes fortalecedores e até vitaminas.
A podóloga Claudia Ribeiro explica que, de fato, a fraqueza das unhas se dá pela falta de nutrientes no organismo, assim como a má alimentação e falta da vitamina D, em específico. “Esta vitamina facilita a absorção do cálcio, que melhora a saúde óssea. Com esse déficit, há grandes chances de prejuízo à queratina do corpo”, comenta. “Doenças também podem corroborar para unhas fracas e quebradiças, como, por exemplo, a tireóide, diabetes, alguns tipos de fungos e micoses e gestação”, continua Claudia.
A especialista explica que o aspecto de uma unha saudável pode ser visto por sua textura. “Uma unha mais lisa e com a coloração natural é sinônimo de unha saudável, ao contrário de escamação, ondulação e riscos brancos”, pondera.

Pintar as unhas

Claudia Ribeiro
Podóloga
Espaço Donna Linda
R. Sete de Setembro, 647
Fones: 3812 5114/
(19) 99440 2776

De acordo com a podóloga, o uso de esmaltes com frequência não colabora para o fortalecimento da mesma. “Nossas unhas, como qualquer parte do nosso corpo, transpiram. Com o uso constante e sem intervalo do esmalte, a unha não irá transpirar da maneira correta, o que pode danificá-la”.
Claudia Ribeiro ainda recomenda o uso de bases fortalecedoras, ricas em queratina e cálcio, assim como óleos de melaleuca ou cravo, que ajudam a fortalecer as unhas.

Tirar as cutículas

O ato de retirar as cutículas torna as unhas vulneráveis, já que as mesmas atuam como proteção. Com sua remoção, há abertura para entrada de bactérias, o que pode resultar em fungos e problemas mais sérios.
“Uma limpeza superficial das cutículas pode ser realizada, assim como a remoção dos cantos ressecados e saltados. Mas, aprofundá-las ou removê-las não é saudável”, alerta.

Dicas
A especialista afirma que a manutenção das unhas é fundamental para torná-las saudáveis, por isso, é necessário sempre apará-las e lixá-las.
Outro ponto importante é a hidratação, que pode ser feita com óleos de cravo, óleos de semente de uva, rosa mosqueta, entre outros. Estes óleos atuam na reparação e fortalecimento.
“A podologia atua na limpeza profunda da unha, para retirar todas as impurezas. Além disso, corrige o corte e, sobretudo, retira apenas o essencial da cutícula”, conclui.