Veja tudo o que você precisa saber antes de ir a um cruzeiro

No Brasil, a próxima temporada de cruzeiros deve ser a mais longa em 10 anos

Atualmente, a temporada 2022/2023 de cruzeiros está bem aquecida no Brasil e no mundo. Seguindo 100% dos protocolos sanitários, as companhias marítimas vêm com muitas novidades em seus navios.
No Brasil, iniciada em meados de novembro, com a chegada do MSC Fantasia, essa promete ser a temporada mais longa dos últimos 10 anos. Serão seis meses de duração, 145 escalas e 99 dias de operação com navio atracado. O Costa Firenze será o último a deixar o País, em 16 de abril de 2023.
A expectativa é de que 440 mil passageiros embarquem no terminal Concais em Santos. Dos 17 navios esperados, seis têm escalas regulares (navios de embarque e desembarque) e 11 são os chamados navios de longo curso, responsáveis por trazer à cidade 30 mil turistas estrangeiros em trânsito.
Dos seis navios regulares, quatro são da MSC (Seashore, Preziosa, Armonia e Fantasia); e dois da Costa (Firenze e Favolosa). O MSC Seashore e o Costa Firenze, serão inéditos no Brasil. Além dos destinos já conhecidos e queridos dos passageiros, como Salvador, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Ilhabela, essa temporada conta com o retorno glamouroso de destinos internacionais, Argentina e Uruguai.
Uma viagem que inclui shows temáticos, de bandas e artistas famosos, bares, jantares, cassino, spa e gastronomia, piscinas com tobogã, água aquecida, aulas de dança, cinema, diversão para crianças, famílias e casais!
Tudo isso você pode encontrar em um cruzeiro, o que torna este tipo de turismo único. Além disso, em uma única viagem você pode conhecer várias cidades, às vezes outros países, sem precisar fazer e desfazer as malas.
Da mesma forma como existem diversos tipos de cruzeiros – fretados, temáticos, de curta ou longa duração – é possível optar por cabines das mais luxuosas às mais econômicas, lembrando que mesmo as econômicas são confortáveis e contam com todo serviço de quarto que um hotel luxuoso oferece.
Vale também lembrar dos Cruzeiros internacionais, neles você poderá embarcar no navio ainda Brasil, ouir de avião até determinado destino e, a partir de lá, entrar na embarcação.
Na primeira opção, é muito comum fazer o trajeto até Montevidéu, no Uruguai, com parada também em Buenos Aires, na Argentina. Ou mesmo fazer a travessia do Oceano Atlântico até chegar algum destino na Europa.
Uma segunda opção, o embarque para cruzeiros no Caribe, geralmente, acontece no porto de Miami ou Martinica. Na Europa, são diversos os portos de embarque, com cruzeiros para as Ilhas Gregas, Ilhas Canárias, Ilhas Baleares, entre tantos outros destinos.
Cruzeiros com saída de Dubai também são bastante procurados, para visitar destinos no Oriente Médio.
Muitas pessoas ainda têm receio em fazer um cruzeiro devido a enjoo a bordo, o que acaba desencorajando-as a desfrutar da experiência de viajar em um navio. Enjoo em um cruzeiro é certamente um dos principais inconvenientes daqueles que escolhem as suas férias, e uma das grandes questões para aqueles que viajam pela primeira vez.
Mas, graças às novas tecnologias, os modernos navios de cruzeiro minimizam muito o rolamento provocado por mar e vento e também temos algumas dicas para as pessoas que já têm uma pré-disposição em passar mal. São elas: escolher as cabines localizadas no centro do barco (interior) e no convés inferior, comer um pouco de gengibre, que é um remédio natural usado para acalmar sempre a sensação de náuseas e vômitos; e, por fim, comer uma maçã verde. É uma longa tradição entre os marinheiros essa crença de que as propriedades da maçã verde conseguem aliviar o enjoo.
Por fim, e não menos importante, em um cruzeiro ou qualquer outra viagem, não podemos nos esquecer de fazer o Seguro Viagem. É essencial viajar com um seguro viagem, contratado dentro das exigências específicas de cada destino, especialmente quando essa viagem envolve um cruzeiro, onde os gastos em caso de necessidade de atendimento são exponenciais.

Amanda de Fáveri
Agência Flyworld
F. (19) 99407-9239
@flyworld.cosmopolis