Vencendo Gigantes (Parte 1)

Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos”. 1 Samuel 17:47

Encontramos, nesse capítulo, mais uma das muitas batalhas entre filisteus e israelitas e que, certamente, se tornou a mais memorável e conhecida de todas. De um lado do vale estava o exército de Israel e do outro lado estava o exército inimigo. Batalhas reservam surpresas e algo inesperado acontece.
Surge um personagem, os filisteus haviam recrutado um soldado que não era nada comum. Aparece na encosta das montanhas um brutamontes que atende pelo nome de Golias. Nada mais nada menos que 2,95 m de altura e 150 kg de peso. Só a armadura 80 kg fora os acessórios. Esse gigante se destaca não somente pela armadura e armas, mas também por provocações ao exército de Israel.
Diante dos insultos, o exército de Israel recua e reconsidera, aquela será uma batalha difícil. Embora fosse humilhante ouvir as ameaças, nada podia fazer. O desafio do inimigo era: “Escolham um homem para lutar comigo, se eu o vencer, vocês serão nossos escravos e se ele me vencer nós seremos seus escravos”.
Golias não lança o desafio e vai embora. Ele gritava afrontas todas as manhãs e à tarde, e fez isso por quarenta dias a fio. Isso se aplica aos gigantes que enfrentamos: gigantes do medo, da tentação, da preocupação não ameaçam e vão embora. Eles também persistem, são implacáveis todos os dias de manhã e à noite, querendo nos intimidar.
Sabe aquele temor que martela seu coração dia após dia? Você só será capaz de vencê-los quando usar as armas apropriadas.
Saul deveria enfrentar o gigante, pois era o maior em estatura, era o líder do exército, era forte, mas se mostrou um covarde! Diante das ameaças, ele oferece recompensas para quem enfrentasse o inimigo. O plano incluia casar-se com sua filha, isenção de tributos e grande quantidade em riquezas.
Até aqui identificamos dois personagens: Golias que se destaca por confiar em suas habilidades de guerra e Saul que se mostra ser um líder covarde. Mas, há uma terceira figura nessa história, ele não é nenhum general condecorado, trata-se de um jovem, mas diferente pelo relacionamento que nutria com Deus, seu nome? Davi. A história de Davi começa num pasto em Belém, um vilarejo, lugar de pastores e campos plantados.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Pastor local Igreja Cristã da Trindade