Vencendo Gigantes (Parte 2)

Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos”. 1 Samuel 17:47

Não era um lugar exuberante e muito menos conhecido pelo mundo, mas conhecido e escolhido por Deus para que ali começasse uma das mais belas e inesquecíveis histórias da bíblia. Davi era o filho mais novo de Jessé. Por não ter idade para participar das campanhas militares, ficava em casa cuidando das ovelhas e servindo ao pai.
No entanto, seu pai o incumbe de levar suprimentos e saber notícias de seus três irmãos que serviam no exército de Saul. Davi não sabia nada sobre guerras e provavelmente nem ouvira falar de Golias.
Naquela manhã, o sol nasceu como em qualquer outro dia. Davi não tinha ideia do que aconteceria, mas Deus havia escolhido aquele dia para ser o último dia da arrogância do guerreiro filisteu e o primeiro na vida heroica de Davi. Ele não estava lá para lutar, mas para cumprir ordens de seu pai.
Quando chega ao acampamento, Davi está conversando com seus irmãos e ouve o insulto. Ele olha para o vale e vê, pela primeira vez, Golias falando daquela forma e não se conformou. Seus irmãos e demais soldados toleravam aquilo por quarenta dias, mas Davi não. Ninguém tem o direito de falar assim sobre o Deus de Israel, disse Davi.
Saul toma conhecimento da presença de Davi e manda chamá-lo. Davi é levado à presença de Saul e descreve suas experiências, como Deus lhe fora favorável quando lutou e venceu um leão e um urso. Por isso, Davi se propõe lutar contra o gigante.
Pela primeira vez nessa história, aparece alguém falando no nome de Deus. “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso, me livrará das mãos desse filisteu”.
O jovem entra no riacho, apanha cinco pedras, coloca em seu alforje, toma seu cajado de pastor, a funda e caminha em direção ao gigante. Golias e seus soldados zombam do garoto; seus próprios irmãos cobrem o rosto para não verem a vergonha. Saul suspira enquanto Davi corre para a morte certa. Afinal, quem apostaria num jovem inexperiente contra o campeão Golias? Quais são as chances daquele jovem vencer o gigante?
Talvez as mesmas que você se dá em relação aos seus gigantes. O seu Golias não aparece com uma espada na mão, mas é tão grande e grita tão alto como o gigante que Davi vai enfrentar. Ele grita com o desemprego, com a doença, com crise financeira, com o conflito familiar, com a depressão. Davi está no campo de batalhas, mas você o enfrenta todo dia no trabalho, dentro da sua própria casa, na sala de aula.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Pastor local Igreja Cristã da Trindade