Vencendo Gigantes – Parte 3

Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos”. 1 Samuel 17:47

Ele traz contas que você não pode pagar, oferece uma bebida que você não consegue rejeitar, mostra um prazer que você não consegue resistir, hábitos que você não pode abandonar, ele te mostra um passado que você não pode mudar e ameaça estragar seu futuro. Ele acorda com você! A voz que você ouve toda manhã é a dele, ele segue os seus passos, te persegue o dia todo dizendo: Você não vai conseguir, você é um perdedor, junte suas cartas e abandone o jogo…
Os Golias ainda agem no mundo com mentiras, traições, dívidas, ainda andam altivos e arrogantes, roubando a paz e apagando esperanças. Você sabe muito bem do que estou falando. Aprenda com Davi o segredo para vencer seus gigantes. Ele não deu ouvidos ao que o gigante falava. Ele aparece falando de Deus, coisa que os soldados, seus próprios irmãos e até Saul haviam esquecido.
Todos estavam fixos e no gigante, mas ele se recusa estabelecer este alvo, ele prefere olhar para Deus. O que aprendemos aqui é que ele vê o gigante, mas vê Deus acima das circunstâncias. Até aqui, o gigante ameaçava e todos recuavam, agora Davi avança para enfrentá-lo. E você, como está lutando, sozinho, ou também pode ver os exércitos do Deus vivo pelejando por você?
Davi, pega uma das pedras no alforje, coloca na funda, gira com força e lança certeiramente como um torpedo na testa de Golias e, em poucos minutos, a ameaça está no chão e os inimigos em fuga. Davi é o exemplo para nós hoje. Se tiver medo de enfrentar seus gigantes, você morre. Você já venceu antes porque agora está desanimando, porque está com medo?
Você conhece a provisão de Deus e lembre-se, Ele ainda é o mesmo. Esqueça as derrotas e cultive as vitórias. Antes de enfrentar o gigante, Davi desceu ao ribeiro para buscar munição. Para vencer os gigantes do dia a dia, precisamos descer ao riacho da humilhação, da oração, da entrega sem reservas. Davi lutou pela reputação do nome de Deus, ele jamais permitiria que um filisteu desonrasse ou escarnecesse do nome de Jeová.
Não se preocupe com a sua própria reputação, mas faça tudo para honrar o nome do Senhor! Ele enfrentou o gigante quando ninguém apostava nele. Nem os soldados de Israel, nem Saul, nem os próprios irmãos, muito menos os soldados filisteus, mas Deus apostou nele.
Relembrar as derrotas, enumerar as rejeições, alimentar mágoas não vai resolver a situação. Acredite, Deus confia e aposta em você. Alguém já disse que Davi pegou cinco pedras porque Golias tinha parentes e que certamente desejariam vingar sua morte. Outros gigantes podem aparecer, esteja preparado.
Talvez uma oração não seja suficiente, quem sabe você já tenha caído uma ou mais vezes, não importa quantos passos você deu para trás, o que importa é quantos passos você está disposto a dar para frente. A batalha mais conhecida, descrita no antigo testamento, não foi travada entre dois exércitos, mas entre duas pessoas. Às vezes, guerrear pode significar uma experiencia solitária.
Haverá momentos em que ninguém mais poderá lutar por você. O Seu Golias é seu mesmo. Ninguém vai vencê-lo em seu lugar. É no silêncio do campo de batalhas que você aprende a confiar em Deus. Concentre-se no Gigante e você tropeça, concentre-se em Deus e os gigantes cairão.

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade