Vencer a acomodação

“Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela…” Nm 13.27 a 33

Lamentavelmente, o povo de Israel não entendeu o período que estava vivendo e acabou como lemos acima, se acomodando e até desejando se estabelecer no deserto e, o resultado disso a Palavra nos mostra: 1 Co 10.5 – “Entretanto, Deus não Se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto” – O que faz com que o homem de Deus se acomode em viver na transição e não buscar a plenitude da bênção de Deus?
O QUE TROUXE ESSA ACOMODAÇÃO A ELES?
MEDO DA BATALHA – Eles tinham medo e se sentiam derrotados antes mesmo de lutar -Ec 11.4 -“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” – Precisamos ter a visão da guerra espiritual – temos que nos envolver na guerra e saber que a batalha pertence ao Senhor! Temos que falar como Davi: 1Sm 17.47– “Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e Ele vos entregará nas nossas mãos.”
1. FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL – A maneira negativa com que eles se enxergaram (como gafanhotos) fez com que eles se contentassem com o pouco (deserto) – eles não conseguiram enxergar o que Deus tinha pra eles, consequentemente, estavam desabilitados a conquistar. Nós não podemos conquistar aquilo que não enxergamos, por isso, o diabo trabalha para trazer essa deformação da visão no homem. A palavra diz: Pv 23.7 – “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” – E Jesus disse: Mt 6.22 – “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso” – Temos que quebrar a acomodação do deserto e enxergar que Deus tem coisas grandes para nós!
2. CONFORMISMO E PASSIVIDADE – O conformismo é acreditar na ilusão que o inimigo cria de que Deus tem pouco pra você. A passividade é a preguiça de lutar, falta de um espírito guerreiro, belicoso; Tudo começa com a passividade, não havendo ações espirituais na direção da vontade de Deus, deixamos de avançar e depois nos conformamos com o pouco que temos. Rm 12.2 – “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Temos que ser belicosos para romper a inércia, buscarmos o grande e estabelecer a vontade de Deus em nossas vidas.
COMO VENCER A ACOMODAÇÃO?
A geração de Calebe e Josué quebrou todas essas deformações com uma palavra: “EIA!”(Nm 13: 30). DECLARE ESSA PALAVRA: “Eia! Eu não vou me conformar com o deserto, Deus tem pra mim uma terra que mana leite e mel, eu quebro agora toda acomodação do deserto para avançar apostolicamente. Em nome de Jesus!”- Precisamos quebrar a acomodação para que o Senhor coloque em nós o desejo e o poder de conquistar a terra prometida. Para vencer a acomodação é preciso:
1º LUGAR RESOLUÇÃO – Resolução significa ter uma convicção inabalável e inegociável. Lamentavelmente, é isso que tem faltado para muitos servos de Deus nos dias de hoje que perdem sua certeza e seus objetivos de acordo com as circunstâncias. É preciso entender que a promessa de Deus é soberana se não abrirmos mão dela –Mt 24.35 – “Passará o céu e a terra, porém, as Minhas palavras não passarão” – A falta de resolução é a fragilidade que o inimigo coloca para roubar os nossos objetivos, porque ele sabe que existe uma lei espiritual -Mt 12.25 – “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”- Josué e Calebe só conquistaram a terra porque tinham resolução. Como homens e mulheres de Deus, temos que ser pessoas resolvidas que não tenham lugar para que o diabo trabalhe as suas mentiras. Hb 10.35-36 – “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”.
2º LUGAR: VISÃO DE FUTURO – Quando Deus enviou os espias para a terra, Ele os enviou nos dias das primícias das uvas – obviamente, Deus tinha um propósito: que eles enxergassem e desejassem as maravilhas da terra. Josué e Calebe não só enxergaram o fruto como projetaram em suas mentes o que mais haveria de maravilhoso naquela terra; já os dez outros espias só enxergaram problemas e projetaram o pior para o futuro. Por isso, desejaram não avançar, mas ficar e morrer no deserto. Só pode avançar quem enxerga o fruto! O fruto é o futuro, por isso, quem enxerga o futuro semeia, trabalha, se envolve e posteriormente colhe.
Guarde isso Pv 23.18 – “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.” – 2 Co 4.18 – “não atentando nós nas coisas que se véem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.”

Pastor Rafael Pinheiro
Igreja AD Portas Abertas
Avenida da Saudade