Vencer o retrocesso

“Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos” Hb 10.32-39

Hb 10.32-39 – “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.
Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”
O retrocesso é a “ação de retroceder; ação de voltar atrás no tempo ou no espaço. Retirada; recuo para um local mais atrás: Retornar a um tempo já passado. Característica do que começa a declinar, entrar em decadência. Regresso, declínio.”

Em Lc 9.62, Jesus nos alerta que, “Ninguém que tendo posto a mão no arado, olhar para trás é apto para o reino de Deus”; Deus não Se alegra com os que retrocedem. Partindo desse princípio, vemos em 1ª Pe 5.8 – “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” – Satanás antes de nos devorar, ele quer frustrar os planos de Deus;

O INIMIGO INVESTE PARA TENTAR FAZER COM QUE RETROCEDAMOS ATRAVÉS:
1. DO CANSAÇO e DESÂNIMO – nas realizações; todas as atividades e tarefas por mais simples que possam ser, se tornam um verdadeiro peso, um “parto” para acontecer;

2. DA DESMOTIVAÇÃO – rouba a nossa razão de realizar;

3. DA VISÃO MATERIALISTA – Somos levados a buscar uma direção contrária àquilo que o Senhor realmente deseja, trocando as bênçãos de Deus pelos valores materiais ou desistindo da nossa caminhada por causa de prejuízos.
Foi o que aconteceu com o povo de Israel em sua caminhada durante o deserto! Na primeira oportunidade que Satanás teve, ele implantou esse sentimento, para que eles voltassem para o Egito, desanimados por não saberem nadar e ainda se sentiam enganados por Moises. Ex 14.11-12 – “Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.”

EU VENÇO O RETROCESSO BASEADO EM Fp 3.13-14 – “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

QUANDO VENÇO O RETROCESSO, POSSO DECLARAR QUE!
1. Chego à frente em tudo e mais rápido, como Daniel! O que levariam um mês, vou fazer em uma semana; uma semana em um dia…
2. Vivo em paz comigo, certeza de realização pessoal e espiritual!
3. Trabalho para que a cada dia seja melhor em tudo o que REALIZAR!
4. Tenho o fruto do meu avanço, o Galardão, o prêmio.

Pastor Rafael Pinheiro