Venda de automóveis usados cresce 4% no 1º semestre do ano

Diferentemente do segmento 0 km, os automóveis seminovos fecharam o primeiro semestre do ano com crescimento nas vendas de 4,1% em comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Nos primeiros seis meses de 2015 foram vendidos 4,979 milhões de automóveis usados – sendo estes de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Só no mês passado foram vendidos 887,8 mil veículos o que significa um aumento de 3,97% a mais que o mês de maio. Se a comparação for com o mês de junho de 2014, o resultado foi ainda mais positivo, pois as vendas do segmento foram prejudicadas pela Copa do Mundo, quando vendeu 18,02% a menos do que junho deste ano.

A recuperação da comercialização de automóveis seminovos começou em março deste ano quando as vendas do segmento atingiram crescimento de 22,8% em comparação com fevereiro. Ao todo foram 1.137.621 unidades comercializadas em março contra 926.678 em fevereiro. Além disso, março também apresentou crescimento nas vendas de 21,8% em comparação com o mesmo mês de 2014.

Desde então, o segmento de automóveis usados seguiu em ascensão e a Fenauto acredita que esses resultados continuarão positivos, segundo divulgação da federação.

Cuidados
Antes de adquirir um automóvel seminovo é imprescindível que o interessado verifique a procedência do veículo e a confiabilidade de quem está vendendo – seja diretamente com o proprietário ou com a concessionária escolhida. Além disso, o comprador deve exigir o manual do automóvel e os comprovantes de revisão.

Atualmente, muitas concessionárias permitem ao cliente que o mesmo leve o automóvel a um centro automotivo para que seja feita uma avaliação prévia das condições do veículo. Caso a concessionária escolhida não permita esse procedimento, convide o mecânico especializado para ir até a loja para que essa avaliação seja feita por lá. Caso essa segunda alternativa também não seja autorizada, desconfie!