Verão é a época de maior proliferação dos fungos

A onicomicose deixa as unhas espessas, quebradiças ou irregulares

A onicomicose é uma infecção nas unhas, causada por fungos, que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos que causam descolamento, borda livre, deformidades e destruição nas lâminas (unhas) e também coloração, podendo ser amareladas, esverdeadas ou até mesmo esbranquiçadas (fique atento).

Dicas para que o
paciente aprenda
a se proteger da micose
Os hábitos adequados de higiene são fundamentais na prevenção das micoses. Então, vale anotar algumas dicas para orientar os pacientes:
1. Usar somente o próprio material ao ir à manicure.
2. Não usar calçados fechados por longos períodos. Dar preferência aos mais largos e ventilados.
3. Mantenha os sapatos limpos e faça assepsia deles regularmente;
4. – Use talco antisséptico em sapatos fechados.
5. Evite andar descalço em lugares como piscina, sauna e banheiros.
6. Outra dica e a mais importante: Faça a escovação diária em suas unhas com sabonetes bactericidas; isso vai evitar acúmulo de resíduos e as manterá sempre limpas.
7. Frenquentar um Podólogo é de extrema importância, não somente para tratar algum tipo de doença ou fungos nas unhas, mas para prevenção dos mesmos.
8. Caso esteja sofrendo com algum tipo de micose nas unhas, procure um especialista (podólogo)(a). Ele irá te instruir sobre os cuidados e formas de tratamentos corretos, dependendo do tipo de micose.

Claudia Ribeiro
Técnico em Podologia
Rua José de Moraes, 240
Tel.: (19) 99440 2776