Verão e roupas molhadas favorecem o desenvolvimento de infecção urinária

A ingestão de líquido é fundamental porque faz com que ocorra maior fluxo de volume urinário, dificultando a proliferação de microorganismos

No verão, é comum as pessoas passarem mais tempo com roupas úmidas ou expostas à umidade, devido ao aumento da utilização de piscinas ou praias. Porém, ficar com roupas molhadas pode ocasionar uma infecção urinária.
O nefropedriatra Dr. Fernando Pedron explica que “a infecção urinária pode ocorrer, pois, com a umidade dos biquínis, aumenta a proliferação de microorganismos, que aumentam a possibilidade de contaminação do trato urinário”. Dr. Pedron adverte que “isto pode ocorrer em ambos os sexos, mas, é mais comum nas mulheres pela questão anatômica”.
O risco não é somente em adultos porque as crianças também estão vulneráveis a doença pelos mesmos fatores.
O grupo mais favorável de adquirir a doença é o das mulheres, pela questão anatômica, considerando a idade jovem. Já nos homens, com o avançar da idade e a ocorrência do aumento da próstata, propicia mais chance de ocorrer a infecção urinária, pois, começa a ocorrer mais retenção da urina na bexiga, o que leva ao aumento da proliferação de microorganismos.
No caso das crianças, a infecção é mais frequente nas meninas, principalmente, abaixo de 1 ano de idade. Nos meninos, a infecção pode ocorrer por conta da presença da aderência do prepúcio que aumenta a chance de proliferação de microorganismos.

Prevenção
Dr. Pedron indica que “logo ao chegar em casa, é importante que se faça uma higienização íntima e eliminação da umidade”. Além disso, “a ingestão de líquido é fundamental porque faz com que ocorra maior fluxo de volume urinário, dificultando a proliferação de microorganismos”, finaliza o especialista.

Sintomas
Os sintomas podem variar conforme a idade; em crianças menores, normalmente, ocorrem febre, queda do estado geral e falta de apetite. Dr. Pedron lembra “que uma febre sem foco em criança, que clinicamente não se consegue localizar o motivo da febre, a investigação para infecção urinária pode ser necessária.”
Em crianças maiores, é mais comum ter sintomas mais localizados à bexiga, como ardência ao urinar, mas, também podem ocorrer casos com febre e queda do estado geral.
Nos adultos, são mais comuns sintomas mais localizados na bexiga, chamada cistite, que não costuma dar febre. Porém, segundo o Dr. Pedron, “é possível ocorrer casos mais sérios com febre, aonde encontramos a pielonefrite, que é uma infecção chamada do trato superior das vias urinárias”.

Tratamento
A falta de tratamento de infecção urinária, mesmo que inicialmente possa parecer simples, pode ser muito perigosa, pois, muitos dos casos de infecção generalizada têm como foco inicial a infecção urinária, principalmente, em crianças.
Em adultos, isto também pode ocorrer, ainda mais se tiver algum fator de risco, como cálculo renal ou alguma má formação renal.
O especialista explica “logicamente, nas crianças pequenas e idosos, podemos ter mais complicações por conta de que, nestas faixas etárias, a queda da imunidade é considerável. Nas crianças, porque a imunidade está em formação e, no idoso, porque as defesas estão em declínio com menos capacidade de defesa”.

foto_cl

Dr. Fernando Angeloni Pedron Pediatria e Nefrologia Pediátrica CRM: 83834 Centro Médico de Cosmópolis F. 38821862 / 38122919

O tratamento precoce da infecção urinária é fundamental, pois evita complicações, como lesões nos rins, que podem, no futuro, favorecer uma insuficiência renal.
Nos casos em crianças, a ocorrência de infecção urinária após o tratamento deve ser investigada, pois, pode ser má formação renal ou refluxo vesico ureteral, que são causas de infecção urinária de repetição.