Verão exige maiores cuidados com os pets

Período é favorável para o aparecimento de pulgas, mosquitos e carrapatos, que podem trazer doenças
sem-titulo-1_internet

Dr. José Francisco da Costa, Médico Veterinário, Colibri Clínica Veterinária CRMV-SP 24666 Fone: (19) 3812-5448

No verão, o clima é favorável para momentos de descontração com os animais de estimação, mas, esse período, também se torna favorável para a proliferação de mosquitos, pulgas e carrapatos. Com isso, é importante que se tenham alguns cuidados com os animais, já que esses elementos podem aumentar a chance do pet contrair doenças.
O médico veterinário Dr. José Francisco da Costa, Dr. Chiquinho, explica que “apesar de muitas dessas doenças serem graves, a boa notícia é que muitas delas podem ser evitadas com cuidados simples”.
Pensando nisso, o especialista indica alguns cuidados que devem ser tomados para a prevenção de doença em animais domésticos.

* Doenças virais:
No verão, temos um aumento significativo de doenças virais, dentre elas destacamos a parvovirose e a cinomose, com grande incidência e altos índices de mortalidade. Essas doenças podem ser evitadas através da vacinação anual.

* Doenças respiratórias:
Com o calor, é quase que inevitável o aumento na frequência de banhos nos pets. Muitos proprietários, na tentativa de aliviar o calor de seus animais, acabam expondo os mesmos a ar condicionado, ventiladores e oferecem água gelada, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias, como tosse, espirros e traqueítes.

* Doenças dermatológicas:
As dermatites, como são chamadas as doenças de pele aumentam consideravelmente nessa época, principalmente, quando o animal é exposto a banhos de forma inadequada e produtos não apropriados.
Além disso, calor e umidade são ambientes propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias, que são os principais vilões quando falamos de dermatites em cães e gatos.

* Pulgas e Carrapatos
Presentes o ano todo, mas com maior frequência no verão, os ectoparasitas são responsáveis pela transmissão de diversas doenças aos cães e gatos, dentre elas a temida doença do carrapato e dermatites alérgicas por picada.
Infelizmente, ainda não existem vacinas contra essas doenças, mas elas podem ser evitadas através de medidas de prevenção, com o uso de produtos disponíveis no mercado, como coleiras, comprimidos e sprays que repelem e/ou matam o parasita ao entrar em contato com o animal tratado.