Verão promete ter temperaturas elevadas

Com temperaturas oscilando entre 26,7 graus e 33,2 graus, o mês de dezembro encerra a estação Primavera com temperaturas elevadas para o começo do Verão, que oficialmente começou na tarde de quinta-feira, 21.
De acordo com a pesquisadora Priscila Coltri, do Centro de Pesquisas Aplicadas à Meteorologia de Campinas (Cepagri), desde o dia 13, as temperaturas na Região Metropolitana de Campinas estão acima

Priscila Coltri Pesquisadora do Cepagri

dos 30 graus. “O que estamos sentindo nos últimos dias, vem em uma sequência de dias que as temperaturas estão ultrapassando 30 graus. Mas, isso é normal nessa época do ano”, esclarece.
A pesquisadora também explica que, com a chegada da estação, a expectativa é de temperaturas elevadas. “A média máxima dos meses de janeiro e fevereiro é de 29 graus. Mas, segundo a previsão de consenso do CPTEC/INPE, as temperaturas podem ficar”.
Outra característica do Verão são as chuvas, que ocorrem no fim da tarde. “São chuvas que acontecem no fim do dia sendo rápidas e mais intensas”.
Além disso, com os dias quentes, é esperado que as chuvas cheguem junto de temporais e trovoadas. “O volume de chuva nessa época do ano, normalmente, é maior do que as outras estações”. Mas, segundo Priscila, a previsão é que fique dentro da normalidade.