Vergínia Evangelista é a entrevistada da semana

A entrevista desta semana é com Vergínia Evangelista. Natural de São Caetano do Sul, ela se tornou professora em Cosmópolis. Hoje, ela conta um pouco sobre sua trajetória no município.

Há quantos anos você mora na cidade?

Moro em Cosmópolis há 42 anos. Sou da cidade de São Caetano do Sul, vim para Cosmópolis ainda na minha infância. Era uma cidade simples, tranquila, com poucos habitantes, mas com pessoas acolhedoras, as quais me receberam com muito amor e carinho.

Como foram sua infância e adolescência?

Tive uma infância maravilhosa, rodeada de amigos e familiares, cheia de alegria, com brincadeiras simples. Como é bom recordar, brincávamos na rua, enquanto os nossos pais e familiares nos olhavam sentados na varanda da casa ou conversando na calçada com os vizinhos. As brincadeiras eram variadas, como amarelinha, saquinho, futebol, bolinha de gude, pega-pega, pular cordas, vôlei, boneca … sem falar que conversávamos muito, olha que tinha assunto. Tarde da noite e não queríamos entrar, para tomar banho e dormir.
Já a adolescência, foi muito boa também, passeio com a família, amigos, mas, com a dedicação aos estudos, cada qual tomou um rumo diferente, o que acabou nos distanciando fisicamente, mas em minhas lembranças e no meu coração estão sempre presentes como se fosse hoje. Pois momentos felizes, alegres não podem ser apagados…

Fale um pouco sobre sua profissão:

Fiz Ciências Físicas e Biológicas na Pucamp. Já no final do primeiro ano de faculdade, comecei a dar aulas de Ciências na Escola Estadual “Professora Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi”, e assim me tornei professora, com muito orgulho. Depois de formada, fui convidada para lecionar na Escola Municipal, que hoje se conhece como EMEB “Dr. Moacir do Amaral” e nessa época também me efetivei como professora de Ciências na E. E. “Dr. Paulo de Almeida Nogueira”, sendo que três anos depois passei no concurso e ingressei como Professora de Ciências na EMEB “Dr. Luiz Nicolau Nolandi”, onde me encontro lecionando até os dias atuais.
Com o passar do tempo, fui me aprimorando na área de educação, fazendo Pedagogia, Direito Educacional, e muitas outras especializações durante esse longo percurso de mais de trinta anos. Tive a oportunidade de ser vice-diretora e Diretora de Escola (Na E.E “Dr. Paulo de Almeida Nogueira” e na E.E. “Profª. Lídia Onélia Kalil Aun Crepaldi” – onde me aposentei). Realmente adoro o que faço, é ótima essa troca de experiências, pois acredito que aprendo muito com cada pessoa com quem convivo.
A recompensa é quando encontro alunos na rua, ou em qualquer outro lugar, e o carinho que transmitem, o agradecimento que fazem, os elogios, as lembranças que guardam das aulas… isso não tem preço. Como diz Augusto Cury, “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.
O que você mais gosta na cidade? Os laços de amizades que foram sendo construídos ao longo desses anos e que continuam sendo edificados.
O que você mudaria na cidade? Eu tentaria refazer prédios antigos para poder servir de lembranças da história do povo de Cosmópolis, as características de uma época. Serviriam de ponto turístico também.

Quais são os seus planos para o futuro?

O futuro a Deus pertence, se Ele me permitir ter muita saúde, quero continuar aprendendo sempre, para poder ser uma pessoa cada vez melhor, profissionalmente e espiritualmente. Permitindo, assim, fazer novos laços de amizades e aprimorar os que já existem. E que venham aposentadoria e muitos passeios (risos).

Que dica você daria para os Jovens Cosmopolenses?

Que valorizem a família, a qual pode ser de sangue ou a que construímos na nossa jornada, pois ela sempre o apoiará em todos os momentos de sua vida, orientará nos estudos, na busca de uma profissão, ajudará na construção de um ser humano cheio de valores, íntegro…

Deixe uma mensagem aos leitores:

A todos neste momento difícil que estamos passando, desejo muita paz, saúde e a presença de Deus em suas vidas.
“Passar por problemas, lutas e dores faz parte da caminhada, mas é você quem decide se vai vencê-los, ou deixá-los vencer você” – Augusto Cury.