Vestibular da UNIVESP tem inscrições abertas até dia 5 de janeiro

Nesta época do ano é comum traçarmos metas do que desejamos ter em nossas vidas para o novo ano. Mas, como estabelecer metas mais eficientes voltadas para resultados concretos?
Cleide Sampaio, Coach de Vida e Carreira, ensina um plano de ação simples com seis passos para tirar seus objetivos do papel e torná-los realidade. Este exercício é baseado na metodologia de Coaching.

3….2….1…. Rumo ao seu SUCESSO em 2018!!!

1. Definição das áreas importantes em sua vida.
No Coaching, quando queremos olhar com mais atenção para a nossa vida de uma forma geral, iniciamos dividindo-a em áreas que consideramos importantes.
Sendo assim, divida a sua vida em áreas que deseja colocar mais foco no próximo ano. Exemplo: 1- Espiritual, 2- Trabalho, 3- Relacionamentos, 4- Financeiro, 5- Saúde, 6- Sociedade.

2. Planejamento inicial das metas.
Após divisão, defina de 01 a 03 metas para cada uma destas áreas, lembrando que para que as metas sejam concretas elas devem ser: SMART – termo em inglês para definir a meta em cinco pilares (eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante, com Tempo estipulado para realização).

3. Definição de metas.
Após ter clareza de suas metas, imagine-se em 2018 em um dia qualquer; se preferir, pode usar como referência o dia do seu aniversário – neste dia, em um passe de mágica, todas as suas metas foram realizadas. Observe seus sentimentos, as pessoas com quem divide este momento, olhe todos os detalhes que surgirem em sua mente.
Após fazer este exercício, as metas que você incluiu nesta visualização deste seu dia feliz serão as metas mais importantes e devem ser mantidas em seu planejamento. Desconsidere as metas que não achar tão importantes; geralmente, aquelas que não apareceram no exercício podem ser usadas como referência para esta exclusão.

4. Plano de ação.
Depois de já ter uma compreensão mais clara sobre os seus objetivos, será o momento de planejar a primeira ação efetiva para que aquelas metas sejam realizadas. Ex.: Quero emagrecer 05 quilos de Janeiro a Março/2018. Minha primeira ação será matricular-me em uma academia no dia 02 de janeiro. Faça isso para cada uma das metas, desmembre-as em metas menores com prazos menores.

5. Visualização e Compartilhamento das metas.
É muito importante ter suas metas ao seu alcance, fotografe-as, coloque-as na tela inicial do seu celular, ou em um mural, na geladeira, no espelho, em qualquer lugar que possa visualizá-las com frequência, isso estimulará o seu cérebro à MOTIVAÇÃO = (Motivo para a Ação). Também será o momento de contar para as pessoas sobre os seus sonhos, pois, quando você declara a sua meta para alguém, o seu comprometimento com aquele objetivo aumenta.

6. Monitoramento e Celebração.
Após elaboração do plano de ação, é hora de colocá-lo em prática e tão importante quanto a criação será o acompanhamento. Monitore os seus resultados, verifique os prazos estipulados para a realização e, sempre que houver necessidade, ajuste seu plano.

Cleide Sampaio Coach de vida e Carreira Contato: 19 99240 8864

Por fim, permita-se comemorar cada etapa desta realização. Inicie já, após concluir o seu planejamento para 2018, depois celebre cada passo que será ter dado em direção à realização de suas metas. Comemore, inclusive, as metas que não conseguir concluir completamente, pois, com certeza, contribuirão para seu crescimento e aprendizado.
De forma bem resumida através destas dicas, você poderá iniciar este trabalho, lembrando que, no Coaching, trabalharemos todo este processo intensamente, focando em cada meta.
“Coloque se a caminho e o caminho virá ao seu encontro”