Vestibular em época de pandemia: o que mudou?

Entre as principais dicas, o professor destaca a importância de manter uma rotina diária de estudos, focando na resolução de exercícios de edições anteriores do almejado vestibular

Professor do CEC – Cosmópolis

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vestibulares com provas presenciais ficaram comprometidos, principalmente, para o segundo semestre deste ano. Para respeitar as regras de distanciamento social, a maioria das instituições teve que cancelar os processos seletivos in loco e criar novas estratégias para avaliar os candidatos.
Grande parte das universidades optou por selecionar os vestibulandos por meio das notas do Enem. Há algumas que aceitam o desempenho da última edição do exame educacional; outras, para ampliar o leque, recebem notas de até dez edições passadas.
Porém, há instituições de ensino que resolveram inovar e criaram vestibulares on-line, nos quais os concorrentes são, literalmente, avaliados pela internet. Há provas teóricas ou práticas, dependendo do processo seletivo.
Já agora no final do ano, para o vestibular do primeiro semestre de 2021, muitas instituições retomaram com o vestibular presencial, respeitando, é claro, as medidas de distanciamento social e de prevenção ao coronavírus.
Para o professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, coordenador dos cursos preparatórios no Centro Educacional Cosmópolis, “independentemente de o vestibular ser presencial ou on-line, o que fará diferença mesmo é a preparação do candidato”.
Entre as principais dicas, o professor destaca a importância de manter uma rotina diária de estudos, focando na resolução de exercícios de edições anteriores do almejado vestibular. “Hoje em dia, com a popularização da internet, é muito fácil baixar provas dos vestibulares de anos anteriores daquela instituição que se pretende ingressar. Tente resolver os exercícios num ambiente calmo, bem arejado e iluminado, que seja de fato propício ao aprendizado e que não ofereça distrações. Depois, busque aprofundar os estudos no conteúdo daquelas questões que você errou. Em suma, realizando provas anteriores, é possível prever as maiores dificuldades e o tempo gasto em cada questão e, assim, direcionar os estudos”, afirma Ezequiel.
E para quem acha que focar nos estudos é sinônimo de ficar trancado no quarto e não fazer nada mais além de estudar, aqui vai um alerta: “É fato que a vida social de todos nós foi prejudicada com as medidas de distanciamento social. Ficamos mais caseiros, entretanto, isso não significa que não devemos dedicar um tempo ao lazer – esse é um grande mito que em nada auxilia no dia da prova. É fundamental ao vestibulando estar bem atualizado e dominar conceitos das diversas áreas do conhecimento, e as séries e filmes, por exemplo, são um ‘prato cheio’ para isso – inclusive para criar repertório para a parte mais significativa do vestibular, a temida redação.
Além disso, Ezequiel ressalta a importância de o candidato cuidar da saúde física e mental, fazendo pausas nos estudos, alimentando-se bem e praticando atividades físicas. “Tente relaxar e renovar os ares, sobretudo nos últimos dias, quando a tensão aumenta. Faça uma alimentação moderada na véspera da prova, nada de comer algo que não seja habitual em sua dieta”.
E para ajudar os estudantes cosmopolenses, o Centro Educacional Cosmópolis promoverá um “Aulão Solidário” com dicas para a Redação no Enem. O evento ocorrerá na própria escola, no sábado, dia 5 de dezembro, a partir das 9h. Para participar, o candidato deve inscrever-se pelo (19) 9 9728-7668 e contribuir com 1 kg de alimento não perecível que será doado ao abrigo Lar Arco-Íris.

Centro Educacional Cosmópolis
Rua dos Expedicionários,
nº 735, Centro, Cosmópolis
Telefones: (19) 3872-4135 /
9 9728-7668