Viagem de moto requer alguns cuidados básicos

Mais um feriado chegando… O próximo destino será sobre duas rodas com o vento da liberdade batendo no rosto. Mas, o que poderia ser uma viagem agradável, pode se tornar em uma grande frustração se não forem tomados os devidos cuidados mínimos antes de cair na estrada.
Vinicius Marsoli, proprietário da Castelo Motos, comenta que o modelo da moto não conta muito, pois, depende do gosto de quem estará pilotando. “Não tem uma moto indicada. Lógico que se for com uma moto de maior cilindrada e confortável, será melhor”, diz.
Viajar de moto pode ser uma forma bem econômica de se divertir sozinho ou com uma companhia. O que não se pode levar na pequena bagagem é a falta de revisão e a falta de uso de alguns equipamentos que completam a sua segurança. O lugar, não importa, mas, manter todos os acessórios adequados e as revisões em dia garantem uma aventura com sucesso.

Vinicius Marsoli –
Proprietário Castelo Motos Contato: 3872-2765

Revisão
As motos, assim como os carros, precisam de revisões regularmente. “Dependendo do modelo da moto, os fabricantes sempre pedem de 3 a 4 mil quilômetros rodados”, conta Vinicius.
As motos, por conterem todas as peças expostas, precisam de um pouco mais de atenção. Sempre olhar os pneus, os itens de segurança e sempre levar para fazer as revisões preventivas. “Nessas revisões, sempre serão revisados os equipamentos da moto, como freios, partida e toda a manutenção que a moto precisa”, descreve Vinicius.

Capacete e viseira
O uso do capacete é essencial, pois, além de evitar acidentes mais graves, protege de pequenos insetos, como mosquitos e abelhas. Quando esses bichinhos entram em contato com o piloto, o fazem perder o controle da moto, o que pode causar um acidente. “Para cada cabeça, é preciso ter um capacete adequado”, explica Vinicius. Ele ressalta, ainda, que o capacete tem que ser firme, não pode ser folgado e nem muito apertado.
Optar por um capacete de melhor qualidade sempre será satisfatório. Além do capacete, a viseira é um item que tem que estar sempre limpo, pois, em mal estado, pode ocasionar graves acidentes. “Se a viseira estiver muito suja e riscada, quando bater a luz do farol de frente, atrapalhará muito na visualização da estrada”, conta Vinicius.

Roupas adequadas
Na hipótese de uma viagem longa, o uso de uma roupa mais adequada é indispensável. O destino e o clima da cidade são o que comandam os tipos de roupas que devem ser usadas. “Se for descer a serra, é bom sempre ter uma roupa impermeável ou uma capa de chuva, pois, sempre chove ou fica garoando”, declara Vinicius.
“Proteção nunca é demais. Mesmo que a pessoa esteja em uma moto de menor cilindrada, usar uma roupa com maior proteção dará mais segurança a ela, explica Vinicius.

Luvas
O uso de luvas é essencial, pois, em casos de queda, as mãos são as primeiras partes do corpo que vão ao chão. Vinicius relata que, além disso, elas protegem as mãos contra calos, evitam que besouros ou outros insetos batam na mão e façam com que o piloto perca o equilíbrio da moto. “As pessoas que trabalham com entregas sempre usam luvas exatamente para se protegerem disso”, afirma.
Botas
Apesar das botas não serem vistas com frequência em quem pilota, é um item de bastante importância, pois, garantem uma melhor agilidade na hora de mudar de marcha e pisar no freio.