Viajar no feriado com cães e gatos requer cuidados e atenção redobrada

Os animais de estimação fazem parte da família e, muitas vezes, costumam acompanhar seus donos em diversos momentos, como, por exemplo, em viagens. Na quinta-feira, 12, é comemorado o feriado nacional da Padroeira do Brasil e, por isso, muitos irão viajar levando junto seus animais.
Mas, para poder viajar, é importante saber alguns cuidados que devem ser tomados para levar os animais de estimação em passeios mais longos.
O médico veterinário José Francisco da Costa, mais conhecido como “Chiquinho”, explica que para o cão ou gato poderem viajar é necessário ter primeiro o certificado de saúde do animal, ou seja, a carteirinha. “É necessário que os animais estejam com vacinações e vermífugos em dia, para, assim, evitar doenças”.
Além disso, antes de viajar, também é importante saber quais são as doenças que o lugar para o qual a família passeará tem. “Por exemplo, as regiões do interior estão tendo doenças como leishmaniose, então, é importante ter uma coleira ou estar vacinado. Caso for pro litoral, existe um verme que atinge o coração, por isso, tem um vermífugo para prevenir”.
Assim, ao saber o destino e as principais doenças daquela região, o animal estará prevenido para passear.

Transporte
Outro ponto importante que também deve ser feito antes de viajar é verificar a forma de transporte apropriado. Segundo informações do Governo do Estado de São Paulo, cada transporte tem suas regras que devem ser seguidas.

No carro
O animal de estimação deve ser conduzido em caixa do tamanho adequado ao porte dele ou utilizando cinto de segurança apropriado. Não é permitido que ele viaje no colo ou com a cabeça fora da janela, isso pode trazer riscos à segurança dos ocupantes do veículo e multa ao motorista.
Além disso, o veterinário Chiquinho explica que, durante todo o percurso, é necessário realizar paradas para que o cão ou gato possa se movimentar e alimentar.

José Francisco da Costa
Veterinário
CRMV-SP 24.666
Clínica Veterinária Colibri
Fone: (19) 3812-5448
Av. da Saudade, 2419

No aviãoPara viagens aéreas, é obrigatória a apresentação do atestado de saúde do médico veterinário e comprovante de vacinação do animal. Ele deve ser transportado em compartimento fechado e revestido com material que contenha e absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte.
As companhias aéreas também possuem regulamento próprio para o transporte, e deve ser consultado antes de comprar as passagens.

No ônibus
Para viajar de ônibus, é necessário apresentar atestado que comprove as boas condições de saúde.
O animal não pode ficar solto a bordo do ônibus e deverá estar guardado em um caixa apropriado ao seu porte.
Também é importante consultar a empresa de ônibus para saber quais as regras para o transporte de animais.

Segurança
Um alerta que Chiquinho faz é para a questão de segurança. Muitos animais podem estranhar o ambiente diferente e, por isso, o tutor deve ficar atento. “Manter o animal em local seguro e utilizar uma coleira de identificação com nome e telefone é essencial em uma viagem para que possa ser resgatado em caso de fugas”, esclarece.

Em casa
E para aqueles animais que os donos irão deixá-los em casa, também devem tomar algumas providências. “O cão ou o gato deve ser deixado com alguém que ele já esteja acostumado, pois, muitos podem fugir”.
Chiquinho também ressalta que os cães apresentam uma peculiaridade de quando seus donos não estão presentes. “Pelo fato do cachorro não ficar com o tutor pode ser que muitos não comam ou que não tenham disposição para nada. Ele não está doente, mas está com falta de seu dono”.
O gato, ao contrário do cão, não gosta de passear com seu proprietário, por isso, deve se atentar ao levá-lo em uma viagem. “O gato pode, muitas vezes, acabar fugindo por estranhar o ambiente. Por isso, deve ter uma atenção redobrada com eles”.
Para ter uma viagem tranquila com os animais é importante se atentar e seguir essas informações, como recomenda o médico veterinário Chiquinho.