A Igreja Matriz Santa Gertrudes da cidade de Cosmópolis é uma das paisagens mais exploradas do município, não somente pela beleza, mas, principalmente, pela fé e história que ela representa.
Com mais de 100 anos de história, aniversário que é comemorado aos dias 17 de setembro, a Igreja traz também muitas curiosidades para os cosmopolenses que acompanham suas atividades e, principalmente, ouvem o bater dos sinos, as mensagens de falecimento através dos anúncios que ecoam do prédio e, também, a lembrança do maior relógio da cidade, que, infelizmente, hoje, precisa de manutenção.
Notas de Falecimento
Quanto as vozes que propagam as notas de falecimentos, Vitor Krebsky e Neuza Martins Garcia são os responsáveis pelas notícias que todos ouvem atentamente após o bater dos sinos e o triste tom de ‘Ave Maria’.
“Eu faço esse trabalho de anunciar há aproximadamente oito meses. É uma missão bem diferente… Quando eu era criança, me perguntava: ‘Quem será que fala e como isso acontece lá na igreja?’ De repente, sou eu quem estou falando agora, é um sentimento muito interessante”, relatou Vitor.
Ainda segundo o voluntário da Igreja Matriz, este serviço já está presente na Paróquia há aproximadamente 40 anos. “Acredito que há muitos anos há esse serviço na cidade de Cosmópolis, entre 30 a 40 anos para mais. Os anúncios aconteciam, antigamente, na Praça do Coreto e, depois, veio aqui para a Igreja”.
Vale lembrar que não são somente famílias católicas que possuem essa cortesia. “Qualquer familiar que tenha vontade, pode procurar pela recepção da igreja e avisar com pelo menos duas horas de antecedência do sepultamento do ente querido, que a Igreja fará o possível para atender ao pedido!”, explicou Vitor.
O serviço é gratuito e não há taxas para nenhum dos familiares. As informações também são básicas: o nome completo do ente, o dia do falecimento, a idade, seu estado civil, caso seja casado – o nome completo da pessoa que deixou e a quantidade de filhos (possivelmente netos), o dia do sepultamento e o horário e se vai ser na cidade de Cosmópolis. “Também há pedidos de pessoas que serão enterradas na cidade de Artur Nogueira, mas que viveram por muito tempo aqui e a família possui a intenção de avisar.”
Estrutura antiga
Apesar de a sede ter passado por grandes reformas e transformações, a escadaria que dá acesso ao topo da igreja ainda lembra o início de sua história. Estreita, com pisos antigos, iluminação baixa e muitos degraus, cada um deles desvenda a ansiedade de chegar perto dos sinos que fazem parte do cartão postal da cidade.
Pelo caminho, as alças que promovem o bater dos sinos despertam o desejo de puxá-los. Localizada um andar acima, com acesso através de uma escada de ferro, os sinos ficam abrigados em uma capela que oferece a vista emocionante do centro comercial de Cosmópolis até as margens da SP-332.
Relógio
O maior relógio manual da cidade de Cosmópolis, infelizmente, se encontra fora de funcionamento há mais de uma década. Contudo, seu maquinário, de grande porte, ainda se encontra no aguardo de manutenção no último andar da Igreja.