Vice-Governador vem a Cosmópolis autorizar a implantação do Poupatempo

Ele estará na cidade, nesta sexta-feira (28), para assinar diversos benefícios para Cosmópolis, como o Poupatempo, início das obras de 232 casas CDHU, entrega de títulos Cidade Legal, entre outros

A luta foi árdua, porém, o êxito está acontecendo. Com a ajuda do Presidente do Detran, Sr. Netto Masselani, e de seu assistente Fabrício Vanzelli,  Cosmópolis está recebendo o benefício de ter a instalação de uma unidade do Poupatempo.

Na tarde desta sexta-feira (28), o Vice-Governador e sua comitiva estarão em Cosmópolis e serão recebidos pelo prefeito Antonio Cláudio Felisbino Júnior, no Auditório XV de Outubro, nas dependências da Escola Paulo Freire, para assinatura de vários convênios:

Habitação – Autorizar o início de Obras de casas da CDHU (cerca de 232 casas). Entrega de Títulos do Programa Cidade Legal.

Poupatempo – Autorizar a implantação do Poupatempo para nosso município através do Convênio com a Prodesp

Seduc – Autorizar recursos para obras em Escolas via PAINSP + Entrega de cartões Bolsa do Povo – Educação.

SDR – Autorizar recursos para infra-estrutura.

 

Poupatempo: Melhor Serviço Público do Estado de São Paulo

O Programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, o Poupatempo foi eleito seis vezes consecutivas como ‘Melhor Serviço Público de São Paulo” pelo Instituto Datafolha, tendo realizado mais de 616 milhões de atendimentos desde sua primeira unidade, implantada em 1997.

Serão centenas de unidades até dezembro de 2022, e todas as unidades contarão com a incorporação de todos os serviços do Detran-SP.

Desde 2019, o Programa vem contando com unidades mais modernas e inteligentes, com foco digital. Os novos postos Poupatempo têm como premissa oferecer um amplo leque de serviços virtuais, com melhor estrutura física, menor custo e tecnologia inovadora.  Através da plataforma de atendimento do Poupatempo, é possível ofertar todos os serviços de forma ágil através de diversos canais, incluindo o módulo Balcão Único, onde os cidadãos podem realizar diversos serviços em uma mesma mesa de atendimento, com um mesmo funcionário do Poupatempo.

Atualmente, são mais de 150 serviços nos módulos APP – Poupatempo Digital (celular), Portal Poupatempo (internet), totens de autoatendimento (equipamentos disponibilizados em diversas localidades de alto fluxo de pessoas) e no módulo balcão (atendimento presencial).

 

Ambientes que compõem o Poupatempo

– Área de Autoatendimento – Totens e Serviços Eletrônicos.

– Balcões = Recepção, retirada de documentos e Despachante.

– Área de Espera.

– Área de Atendimento.

– Área de Retaguarda.

– Sala de Exame Teórico.

– Arquivo – Detran.

– Sanitário Píblico e/ ou de funcionários.

– Áreas de Apoio – Copa / Refeitório, sala de reuniões, almoxarifado e DML.

 

Funcionamento do Poupatempo

– O horário de funcionamento do Poupatempo será de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

– O atendimento em todas as unidades do Estado é feito por meio de agendamento de data  e horário, obrigatórios, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

– Utilização obrigatória de uniforme e crachá para os funcionários e colaboradores.

– Dinâmica de atendimento implementada pela gestão do Programa Poupatempo e acompanhamento local pela administração local do Poupatempo.

 

Local a ser instalado

Provavelmente, o local a ser instalado o Poupatempo é onde já funcionam os serviços da Ciretran (Detran),  que localiza-se na rua Otto Herbst, 116  – Centro.  Este prédio é alugado pela Prefeitura de Cosmópolis.

Novos investimentos deverão ser realizados no prédio local, chegando a R$ 160 mil.

O tempo médio para instalação será de 5 meses.

O local atenderá cerca de 200 pessoas todos os dias, entre presencial e eletrônico.

 

Providências e Responsabilidades do Estado de São Paulo

– Operacionalização e acompanhamento da operação da unidade.

– Disponibilizar recursos humanos nos postos de trabalho para os serviços do balcão único, na plataforma de atendimento do Poupatempo, bem como treinamento e capacitação.

– Fornecer uniforme e crachá para todo o quadro de recursos humanos do Posto.

– Disponibilizar mobiliário e placas laminadas (divisórias) para a prestação dos serviços presenciais.

– Disponibilizar os equipamentos de informática para implantação de serviços do balcão único e da plataforma de atendimento do Poupatempo.

– Responsabilizar-se pelos serviços de limpeza, manutenção predial e manutenção do ar condicionado, após o período de 12 meses contados a partir da data de formalização do Convênio.

– Disponibilizar materiais e insumos necessários à operação, seguro patrimonial, manutenção e suporto técnico de informática, link de comunicação de dados para a execução dos serviços do balcão único e da plataforma de atendimento do Poupatempo.

– Responsabilizar-se pelo pagamento das despesas de consumo da unidade.

– Arcar com 60% das despesas mensais de operação do Poupatempo.