Vice-Prefeito de Cosmópolis, Baccarin lidera reunião de Secretários de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (RMC)

Entre os problemas apontados pelos
municípios estão a dificuldade de conseguir leitos em hospitais referenciados

Secretários de Saúde e representantes de 15 cidades da RMC se reuniram na sede da Agência Metropolitana de Campinas, neste mesmo município, no último dia 11. O encontro foi realizado visando buscar alternativas para ampliar os recursos financeiros de manutenção e custeio da Saúde, sufocada pelo recente processo de “judicialização” do setor.
A reunião foi liderada pelo vice-prefeito e secretário de Saúde de Cosmópolis, Silvio Luiz Baccarin, a pedido do presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza. “Se conseguirmos reduzir custos extras como os de ações judiciais, conseguiremos investir mais em atenção básica”, explicou Baccarin.
Entre os problemas apontados pelos municípios estão a dificuldade de conseguir leitos em hospitais referenciados, a falta de medicamentos de alto custo e o baixo repasse de verbas estaduais e federais. Além disso, as 20 cidades da RMC devem ter um custo extra de cerca de R$ 50 milhões em 2018 apenas com os pagamentos impostos pela Justiça.
Os municípios agora buscam um diálogo com as esferas estadual e federal para dividir melhor a conta da Saúde e melhorar o atendimento aos pacientes. O objetivo é conseguir um aumento do custeio para cada município e a região como um todo, através da Diretoria Regional da Saúde, apresentando estas e outras estatísticas.
Para iniciar esta conversa, o texto de uma carta de intenções que será destinada ao governador do Estado de São Paulo, Márcio França, também foi definido nesta reunião.