Vídeo curriculum: aprenda como elaborar o seu

Devido a alta tecnologia, o método está se tornando uma outra ferramenta para conseguir o emprego desejado

E a tecnologia não para. Todo dia, somos surpreendidos com algo novo, e claro, os empregos também se fazem tecnologia pura.
Cada vez mais difundido no mercado de trabalho, o VÍDEO CURRICULUM está cada dia mais se tornando uma outra ferramenta para se conseguir um emprego.
O Vídeo Curriculum se restringia apenas a alguns campos de trabalho, como propaganda e marketing, e outros similares. Mas, as empresas gostaram dessa modalidade e o crescimento é bem alto. Cada vez mais, o famoso curriculum impresso em papel está se tornando obsoleto e ineficaz.
Fazer um vídeo curriculum parece algo simples, falar um pouco de você utilizando uma forma de vídeo. Porém, quando isso se torna algo profissional, onde sua imagem estará circulando no meio empresarial, a coisa muda de figura.
Hoje, os vídeos curriculuns fazem parte da vida de quem busca um emprego e, como os antigos curriculuns impressos em papel, muitas vezes, eles têm o poder de ajudar, ou não, a conseguir um emprego, por isso, a importância do mesmo.
Fazer um vídeo curriculum pode ser bem mais complicado do que a gente pode imaginar. Você tem somente de 2 a 3 minutos para falar sobre você, da sua vida profissional e ainda ser um atrativo para a empresa solicitante. Vamos ver agora alguns passos básicos, porém, importantes.
– Pense para quem vai enviar seu vídeo curriculum e prepare um bom vocabulário para atingir sua meta.
Quando falamos isso, queremos dizer que o seu curriculum tem que ter um bom português, com uma boa linguagem, onde possa se tornar atrativo para a pessoa te conhecer; simpatia, cordialidade, presteza, seriedade, são requisitos exigidos para se fazer. Jamais seja informal ou brincalhão neste momento.
– Faça um script
Neste momento, você tem que fazer uma breve apresentação de quem é você, onde mora (mas, sem entrar em detalhes, detalhes somente no curriculum escrito). Você também terá que fazer uma breve descrição usando os tópicos mais importantes da sua qualificação profissional, bem como as suas experiências profissionais (experiência profissional é o local onde você trabalhou). Terá também que falar da sua formação acadêmica ou escolar, e ainda tem que mencionar alguns cursos extra-curriculares que ajudam a compor seu curriculum. Também terá que ‘pedir o emprego’ para o contratante – isso tudo em, no máximo, 3 minutos.
Muitos podem achar que isso é impossível, mas, não é, requer um script em papel, ler, reler e aí sim fazer a descrição em vídeo. Parece difícil e complicado, mas não é; tem que treinar.
Um bom vídeo curriculum tem o tempo máximo de 3 minutos, não deve ultrapassar, porém, tem que ser atrativo, buscar fazer um diálogo como se a pessoa estivesse na sua frente e, ao mesmo tempo, falar de você e pedir a oportunidade de solicitar o emprego. Um bom tom de voz, clara, límpida e com uma boa dicção ajuda muito para ter um vídeo com sucesso.
Como elaborar um script:
É importante destacar as tuas conquistas e potencialidades relacionadas com trabalho a que está a candidatar.
Vejamos aqui um teste para um vídeo curriculum em script:
“Bom dia, meu nome é Fulano de tal, moro na cidade de Cosmópolis. Mas, também posso trabalhar na região. Sou formado em Administração e já desenvolvi vários trabalhos relacionados à minha área com grande sucesso reconhecido pelas empresas que trabalhei, tais como as empresas x, y e z. Sou uma pessoa inovadora, aberta a desafios. Tenho um bom domínio da área administrativa em geral e posso explaná-la melhor caso seja chamado para uma entrevista pessoal.
Tenho vários cursos relacionados à minha área, os quais utilizo como ferramentas para não ficar desatualizado. Quero ser uma pessoa que possa contribuir muito com sua empresa. O que não conheço podem ter a certeza que estudarei a fundo para fazer jus ao cargo que possa me oferecer.
Estou à sua inteira disposição para uma entrevista pessoal. Gostaria que me conhecesse e, quem sabe, serei um grande colaborador da sua empresa. Aguardo seu retorno. Muito obrigado desde já.
Tenha uma ótima semana!
Meu nome Fulano de tal“
Esse breve texto não durou mais do que 1 minuto e 30 segundos, use sua criatividade para fazer o seu.
Para finalizar seu vídeo curriculum, preste atenção no seu tom de voz, não pode também ter barulhos ao fundo (principalmente, de cachorros ou gatos ), deve gravar em um ambiente neutro da casa, não com muita decoração, e sim, um ponto mais “clean” – leve. Grave várias vezes até conseguir o vídeo ideal para você, nada de efeitos de vídeos ou figuras, simplesmente o vídeo. Use seu smartphone ou iphone, com certeza, terá um vídeo com ótima definição.