Vírus mortais podem ser evitados com vacinas eficientes nos pets

Algumas doenças comuns assustam os proprietários dos pets que, por muitas vezes, possuem pouco tempo para tratar da saúde dos animais de estimação, antes que se torne um caso muito grave, infelizmente, até fatal.
Duas doenças são muito conhecidas no mundo canino, e, também, muito perigosas e nocivas. São elas a Parvovirose e a Cinomose. O médico veterinário Dr. Adriano Coghi Poletti é quem alerta sobre as doenças e, principalmente, a importância da prevenção com vacinas de qualidade para evitar maiores preocupações.

Parvovirose
Também conhecida como parvo, esta doença tem o parvovírus como agente responsável pela sua transmissão – que ocorre quando há contato direto do animal sadio com os excrementos de um cão contaminado. Entre os sintomas estão diarreias, vômitos, febres altíssimas, desidratação, a inflamação das mucosas do estômago e intestino (gastroenterite) e até quadros de depressão no animal.

Cinomose
Extremamente contagiosa, a cinomose é uma das doenças mais perigosas e agressivas. Entre os sintomas estão tosse, febres altas e podendo desencadear complicações neurológicas nos animais enfermos, que ficam com todo o sistema imunológico muito prejudicado.

O profissional ainda alerta que, a partir dos primeiros sintomas, o proprietário do animal já deve procurar um médico veterinário para ajuda e tratamento. Porém, o melhor a se fazer é prevenir a doença. “A cinomose e parvovirose são doenças muito difíceis de reverter. Elas precisam ser evitadas e não deixar acontecer para que tenhamos que tratar. São doenças terríveis, cruéis e que começam de forma sutil, mas que, depois, acabam com o pet. A mortalidade chega a 90% e, dos que sobrevivem, de dez apenas um, geralmente, fica sequelado”.

Cuidados
“Existem detalhes em que não dá para economizar. Por exemplo, em vacina e uma ração de boa qualidade. Geralmente, no inverno, tempo seco ou calor intenso há mais incidência, porém, ultimamente, têm ocorrido muitos casos independentes da estação. Cada vez mais casos e cada vez mais fortes. Isso é preocupante!” confirmou o médico.

Vacinação
Cada dia que passa, mais as cepas virais estão fortalecidas. Até sinais neurológicos estão entre os sintomas, quando, antigamente, era somente o gastrointestinal.
É importante saber que essas doenças, na maioria dos casos fatais para os cães acometidos, podem ser prevenidas por meio da vacinação polivalente, a chamada V10, que deve ser administrada no pet ainda filhote e renovada anualmente. A PUP também é uma ótima opção para filhotes com até 30 dias de vida, e esta combate as principais doenças virais: a Parvovirose e a Cinomose.