Visão no computador: um novo problema para uma nova era

Muito tempo na frente do computador, celular ou tablet pode resultar em problemas na visão

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
Telefone (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas
Telefone (19) 3294 5115

Os avanços tecnológicos criam novas soluções incríveis…, mas também apresentam novas dificuldades. A informatização dos dias de hoje e a Internet permitem-nos gerir muito mais informações e usar mais ferramentas do que nunca.
Toda esta produtividade implica passarmos muito tempo à frente de telas: os nossos computadores de trabalho, os nossos portáteis em casa e os nossos smartphones. E passar este tempo todo a olhar para telas não é bom para nós.
Ficar com “olhos de computador”
A família de problemas de visão e de olhos que nasce do excesso de uso de computador é descrita como Síndrome da Visão de Computador (ou CVS). Olhar para uma tela de computador é diferente de ler páginas impressas e, muitas vezes, faz com que os seus olhos trabalhem mais.
Brilho e reflexos, baixo contraste e má definição tornam o texto difícil de ler. A forma como interagimos com monitores de computador nas nossas secretárias e com “páginas” digitais difere da forma como lemos e escrevemos em papel. Esta carga extra pode provocar ou agravar problemas nos olhos.
Problemas oculares da visão de computador
Os problemas de visão e de olhos que surgem ou se agravam com o uso do computador incluem:
• Visão desfocada;
• Olhos secos e irritados;
• Fadiga ocular;
• Dores de cabeça.
Quando você fala com o seu oftalmologista sobre estes sintomas, pode esperar que ele lhe mande fazer um exame completo para ver se existem problemas de clareza, foco, alinhamento e movimento.
Tratamento da visão de computador
Os diversos problemas de olhos e de visão da Síndrome da Visão de Computador são tratados aliviando os esforços que se acumulam com o uso prolongado do computador. O tratamento e a prevenção podem, contudo, ajudar a proteger e melhorar a sua visão.
Para ajudar a tratar e a prevenir a Síndrome da Visão de Computador:
Ajuste a sua iluminação – Dê a si próprio uma iluminação abundante, mas posicione a tela do seu computador e as suas fontes de luz de forma a evitar o ofuscamento.
Use telas antirreflexo – Um filtro antirreflexo que se adapta sobre a sua tela pode ajudar a reduzir o reflexo quando você não tem controle sobre as fontes de luz que o rodeiam. Também os usos de lentes com filtro de luz azul prometem auxiliar na filtragem de raios prejudiciais aos olhos.
Faça intervalos frequentemente – Para evitar a fadiga ocular, descanse os seus olhos durante 15 minutos a intervalos de duas horas e deixe os seus olhos voltarem a focar olhando em redor da sala a intervalos de 20 minutos. Piscar mantém os seus olhos úmidos e reduz as hipóteses de olhos secos.
Lembre-se de que os seus olhos trabalham arduamente para você, portanto, dê a si próprio o descanso e apoio de que precisa para olhos produtivos e saudáveis. Em caso de dúvida, peça para falar com o seu oftalmologista.