Vizinhas da Rua José Inocêncio mantêm espaço reservado à natureza

Local fica no Bairro Parque Souza Queiroz, próximo ao Acampamento Canaã

Para grande parte da população de uma cidade de interior, a natureza sempre deve ser respeitada e cuidada. Para Maria de Lourdes Silva, dona de casa de 60 anos, e Esmeralda da Silva Batista, cozinheira aposentada de 61, não é diferente. As vizinhas cultivam plantas num imenso terreno, pertencente à Prefeitura da cidade. O terreno possui grande variedade de frutas e plantas em geral.
Antigamente, o terreno era descuidado, um verdadeiro matagal. Então, as duas vizinhas tomaram a dianteira para mudar a situação e pediram autorização da Prefeitura para que fosse feita a revitalização do terreno. Maria de Lourdes confessa que sentia até medo em morar na região, justamente pelo terreno estar naquela condição e compara com o atual prazer de morar na rua. A revitalização do espaço contou com a ajuda de diversos vizinhos, como o marido de Maria de Lourdes, Luiz “Lulão”, Seu José e Adão.
Após a limpeza, foram doadas cerca de 32 mudas de árvores, principalmente Ipês, pelo então funcionário da Secretaria do Meio Ambiente da época, Tite Conservani. Entre as diversas árvores, se destacam as que dão frutos: laranja, limão, ameixa, maracujá, banana prata, banana nanica, amora, melancia, figo, entre outras. A plantação ainda conta com lindas flores, como: rosas, um girassol, plantado num terreno ao lado da casa de Esmeralda, e lindas flores de diversas espécies.
Maria de Lourdes exalta a importância da natureza na vida de seus netos, que, de acordo com ela, brincam o dia todo no local e nem querem voltar pra casa, um gosto real de infância à moda antiga.