Você conhece a Medicina Veterinária Integrativa?

Já é possível cuidar de animais de uma forma mais ampla, usando algumas terapias

Arícia Monteiro
Médica Veterinária

Você sabia que não são apenas os humanos que podem se beneficiar com terapias diferenciadas? Esse tipo de medicina está ganhando cada dia mais espaço dentro dos tratamentos com os animais. O conceito de “Medicina Veterinária Integrativa” é algo ainda novo, porém, está revolucionando o tratamento de cães, gatos e os pets exóticos (aves, jabutis, coelhos e etc).
Nas últimas décadas, a Medicina Veterinária evoluiu, buscando cuidar dos animais de uma forma mais ampla. Práticas como a Acupuntura, Ozonioterapia, Laserterapia, Florais, Reiki, Cromoterapia, Fitoterapia e Homeopatia são tratamentos que foram instituídos como “Integrativos”, podendo ser usados em conjunto com a terapia convencional (medicamentos) ou como tratamento único a uma doença. De uma forma geral, eles somatizam as terapêuticas já utilizadas, melhorando a resposta e trazendo maiores benefícios aos animaizinhos.
Tais terapias levam em consideração não somente a doença, mas todo o paciente, sua personalidade, ambiente que vive, como se alimenta, rotina, sua história de vida. Vamos conhecer um pouco sobre elas?

Acupuntura
Estima-se que a Acupuntura Veterinária é utilizada há mais de 3.000 anos.
Tem como característica a inserção de finas agulhas em pontos específicos localizados na superfície do corpo, quando estimulados são capazes de liberar substâncias do nosso próprio organismo que possuem inúmeros benefícios, como por exemplo, o efeito analgésico. É indicada para o tratamento de diversas doenças, sem restrição quanto a espécie do animal, sexo, idade e não possui efeitos colaterais. Tem benefícios como a melhora do fluxo sanguíneo, estimulação do sistema imunológico, normalização das funções dos órgãos, alívio de dor e relaxamento. Tem mostrado ótimos resultados no tratamento de doenças osteoarticulares (displasia, artrose, problemas de coluna…), neurológicas, imunológicas, dermatológicas, comportamentais, além de beneficiar pacientes idosos ou oncológicos, dando qualidade de vida e bem-estar.

Ozonioterapia
O ozônio é um gás natural composto por três átomos de oxigênio. Ele é produzido por um gerador em quantidades e concentrações precisas que são definidas conforme o tratamento que será desenvolvido, de acordo com a necessidade do paciente. Entre suas particularidades, a Ozonioterapia acelera a cicatrização de feridas, possui ação antisséptica, agindo nas bactérias, fungos, vírus, também estimula a imunidade, sendo útil na grande maioria das patologias e, por fim, tem ação analgésica e anti-inflamatória

Reiki
Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia que busca energizar ou reequilibrar a energia vital de quem a recebe. Promove o bem-estar físico e mental.

Laserterapia
É a aplicação terapêutica de Laser. Tem como benefícios: Cicatrização, analgesia (tirar a dor), anti-inflamatório, redução de edema, utilizado principalmente em: lesões osteoarticulares, fraturas, feridas, problemas de pele.

Essas são algumas das terapias que podem ser usadas em animais. Quer saber mais como elas podem auxiliam o tratamento do seu animal? Segue lá! @viavita.vet ou entre em contato no whatsapp (19) 9.9641.2579.