Você é feliz no seu trabalho?

O trabalho é essencial na vida de qualquer pessoa, porém, se for aliado ao bem-estar, a pode ser melhor para ambas as partes e todos ganham

Você é feliz no trabalho que exerce? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Segundo estatísticas, as respostas estão bem balanceadas, muitos estão satisfeitos com o trabalho e outra grande parcela tem problemas de ordem física e emocional por conta do seu trabalho atual. Para muitos, o final do domingo é motivo de tristeza e angústia; e para outros, um sinônimo de realização profissional pelo prazer de trabalhar.
Mas o que é qualidade de vida no trabalho? São 3 pilares que definem o nível de satisfação no trabalho: 1 – Bem-estar físico; 2 – Bem-estar emocional; 3 – Bem-estar financeiro.
Se esses 3 pilares estiverem alinhados, será certo o bom nível de produtividade e comprometimento do funcionário com a empresa.
Foi constatado também até o fator das “semanas curtas“, ou seja, aquelas que têm feriado na semana de terça ou quinta- feira, que ajudam muito no alívio de stress no trabalho, visto que muitas empresas “emendam“ os feriados, proporcionando um grande alívio físico e emocional dos colaboradores.
Empresas inovadoras, que pensam no bem-estar dos seus funcionários, investem hoje em psicólogos, coaching´s e outros profissionais da área de humanas, para cuidar dos mesmos. Porém, uma grande parte do empresariado brasileiro não se preocupa com isso, enxerga somente os lucros, sem pensar naqueles que realmente trabalham pelo sucesso da empresa.
Existe um grande despertar pelos profissionais de Recursos Humanos (RH) para “acordar” esses empresários para a realidade. E as empresas que já acordaram para isso colhem os frutos desse processo de acolhimento dos funcionários.

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching

Os líderes de hoje estão mais atentos ao colaborador, e muitos prestam um serviço de grande valia para um bom desenvolvimento da equipe. O “chefe“ está oficialmente caindo dia a dia – ainda mais aqueles tóxicos que fazem com que a empresa e os funcionários vivam num verdadeiro inferno.
Mas, então, quais são as vantagens da qualidade de vida no trabalho?
Com equilíbrio e satisfação no seu trabalho, o profissional consegue ser mais focado e entregar o melhor de si. Além disso, uma equipe engajada, saudável e motivada desempenha suas tarefas com mais eficiência, contribuindo com melhores resultados e aumento de receita da empresa. Várias empresas, hoje, também têm o projeto de participação nos lucros da empresa, o que fortalece mais ainda.

O que fortalece
uma equipe?
Promover um ambiente de respeito, confiança e colaboração é essencial para fortalecer os laços entre os membros da equipe. Isso significa criar um clima em que todos os funcionários se sintam valorizados e respeitados, independentemente do cargo ou função que desempenham.
Outro ponto que ajuda muito o funcionario dentro de uma empresa é ser ouvido por seus superiores, visto que são essas pessoas que efetivamente trabalham na linha de frente e sabem identificar e até propor mudanças para melhoria no local de trabalho. Por isso, a necessidade dos supervisores ou diretores das empresas terem um bate-papo aberto com seus colaboradores.
Foi comprovado que empresas que investem em áreas de descanso, salão de jogos para as horas de descanso e refeição, têm funcionários mais motivados, além dos cursos de aperfeiçoamento, os quais valorizam o funcionário em oportunidades de crescimento profissional dentro da própria organização.
O trabalho é essencial na vida de qualquer pessoa, porém, se for aliado ao bem-estar, tudo pode ser melhor para ambas as partes e todos ganham. Trabalhe e viva feliz!