Você já ouviu falar no novo nascimento?

É bom que você tenha uma Bíblia Sagrada. Vamos meditar em João 3.1-16 – Onde você ler Nicodemos, leia o seu nome.
O caso de Nicodemos é o do homem que tem uma fé superficial, que precisa ser aprofundada e fortalecida, mas que não deve ser desprezada.
I – A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO
1 O Visitante Noturno. Nicodemos era homem de bom trato, educado, que havia observado os milagres que Jesus operava. Procurou-O porque desejava maiores esclarecimentos. Mais tarde, ele defendeu Jesus perante o Sinédrio e ajudou no Seu enterro. Realmente, a sua fé cresceu, e, quando os discípulos fugiram com medo dos judeus, ele permaneceu fiel ao Mestre Jesus.
2. Uma Alma Necessitada. Jesus, em vez de responder às meras palavras de Nicodemos, fez o que era muito mais importante; Ele satisfez os profundos anelos da sua alma. Jesus conhecia o que estava no coração de Nicodemos, como conhece plenamente todos os homens. Nicodemos julgava que apenas precisava de quem o instruísse, pois era um homem de moral, religioso e bem-intencionado. Ele tinha a mesma opinião dos judeus e, naturalmente, pensava também que a entrada no reino de Deus dependia só dos méritos da pessoa e de ser descendente natural de Abraão.
II – A NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO
1. A Sua Aparente Impossibilidade. Nicodemos compreendeu que Jesus falava da necessidade de se operar um milagre, mas, ao mesmo tempo, pensou que para ele isso já era impossível, devido à sua formação judaica, aos seus costumes e hábitos e à sua idade. O novo nascimento parecia tão impossível quanto nascer fisicamente uma segunda vez.
2. Uma Realidade Misteriosa. Jesus usou a ilustração do vento para explicar a obra misteriosa do Espírito operada no novo nascimento. Nicodemos mantinha muitas reservas quanto a possibilidade do novo nascimento. Ele queria saber como seria isso. Jesus falou do vento, querendo demonstrar como a operação do Espírito no novo nascimento foge a análise científica e racional humana. O vento também é um mistério, sendo até hoje desconhecido em muitos pormenores; contudo, ninguém nega a sua realidade. Seus efeitos são bem conhecidos de todos. Não seria, então, razoável que o “pneuma” (no grego, vento ou espírito) do céu também tivesse seus efeitos sobre a natureza humana? Esses efeitos são justamente as vidas transformadas.
III – A FONTE DO NOVO NASCIMENTO
1. O Próprio Jesus. Nicodemos expressou o desejo de experimentar em Si o novo nascimento. Jesus, com grande habilidade, chamou-o a atenção, dizendo: “Mas você é professor para os outros e não sabe para si?”. Nicodemos teria:
a) Teria que aceitar a autoridade de Jesus. Teria que desistir de querer saber do “como” da operação do Espírito, isto é, Sua manifestação na terra, e contentar-se em deixar isso nas mãos de Deus. Teria de compreender que as coisas espirituais não ocorrem por meio de causas naturais.
2. O Juízo Divino Sobre o Pecado. A fim de ajudar Nicodemos a compreender o plano de Deus para o novo nascimento, Jesus usou a ilustração da mordedura da serpente no deserto, e a serpente de metal. A cura era pela fé. Bastava que o israelita mordido pela serpente olhasse para a de metal, na haste para ficar curado. Do mesmo modo, devemos olhar com fé para Jesus Cristo a fim de receber a vida.

DEUS abençoe a todos os leitores.