Você já ouviu falar que o ciclo menstrual pode afetar o seu desempenho nos treinos? É verdade!

Há vários aspectos que também influenciam, como estresse, alimentação...

O ciclo menstrual pode afetar o desempenho nos treinos. Com esse conhecimento, a mulher pode ter seu treino ajustado para cada fase e parar de se frustrar por não atingir as expectativas quanto à performance nos dias mais críticos.
Os hormônios progesterona e estrogênio são produzidos em pequena quantidade nos primeiros dias de sangramento. Por isso, há uma queda na disposição e na força no período menstrual. Então, pode ser interessante reduzir a intensidade do treino, para que você consiga realizá-lo na íntegra (“entregar o treino”) sem que isso seja tremendamente desgastante.
As melhores fases para treinar são pós-menstruação: pré-ovulatória e ovulatória, quando os hormônios estão subindo, com o estrogênio mais em evidência e predominando sobre a progesterona.
O estrogênio é o hormônio anabolizante da mulher. É ele que dá disposição, massa muscular e qualidade ao sono. É aqui que a mulher vai atingir seus melhores resultados treinando e as atletas costumam preferir essa fase para competir– cerca de 12 dias.
A fase lútea vem na sequência da ovulação. Neste momento, quem ganha protagonismo é a progesterona. Gradualmente, ao longo dos dias que antecedem a próxima menstruação, há um impacto negativo nos treinos, porque a mulher já começa a se sentir inchada, menos disposta, até com menos fôlego.
Mas é importante lembrar que a nossa vida não se resume a dois hormônios! Há vários outros aspectos que influenciam: estresse, alimentação, preocupação, trabalho, cansaço, sono. Nem todas as mulheres sentem da mesma forma essas alterações, e também pode haver diferença conforme a modalidade esportiva praticada. A teoria é uma coisa, a manifestação prática é outra. Individualização segue como palavra de ordem!

Dr. Leonardo Kowalesky
Ortopedista
CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky
Ortopedista
CRM 140080