Você já recebeu um elogio hoje?

“Eu disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

É certo que todos nós gostamos de sermos elogiados, a questão é que para ser elogiado eu tenho que ter algo que sobressaia ou ter feito algo que chama a atenção, o elogio sempre tem uma fonte, uma razão. Você reconheceria em você pelo menos uma razão para qual alguém te elogiaria?
Vejamos esse elogio: II Ts.1.4 É por isso que nas igrejas de Deus falamos com orgulho sobre vocês. Nós temos orgulho de vocês por causa da paciência e da fé que vocês mostram no meio de todas as perseguições e sofrimentos. Que elogio!
Eu quero chamar a atenção por qual razão eles receberam esse elogio, qual foi a causa? Paciência é fé! Dois carácteres que certamente eu e você precisamos crescer neles, paciência, como está o seu nível de paciência?
A grande verdade é que depende da circunstância, e quais eram as circunstâncias do povo de Tessalônica? Perseguição e sofrimento, eu e você passamos por lutas, mas essa igreja estava em meio a uma perseguição onde se matavam os cristãos. O sofrimento não há de se comparar certamente com o nosso, e mesmo assim eles estavam sendo motivo de orgulho para os seus líderes por causa desses dois carácteres, foram elogiados! E nós! Os nossos líderes têm se orgulhado de nós? Num bom sentido, temos mostrado resultados espirituais para recebermos elogios?
É Deus nos elogiaria por qual razão? Se alguém fosse escrever uma carta ao nosso respeito, o que falaria de nós? Como disse no começo, temos que ter feito algo diferente em nós ou sermos diferentes em comparação ao padrão que o mundo vive.
Pense: assim como eu gostaria de receber elogios por algo de bom que faço ou que sou, eu também preciso reconhecer em meus irmãos as qualidades e abençoá-lo com um sincero elogio, aliás, o elogio sincero se torna uma injeção de ânimo para que continuemos fazendo ainda melhor aquilo pelo qual fomos elogiados.

Igreja Evangélica da Paz SHALOM
Comunidade Cristã