Você quer abrir seu próprio negócio? Tome alguns cuidados

Emprego, uma das palavras mais faladas atualmente, e também algo que é raro nos dias de hoje. “Indicadores econômicos indicam uma leve melhora nos níveis de emprego, mas está muito longe do que seria ideal para o País. Quando o emprego formal (de carteira assinada) não existe, um dos únicos caminhos que o cidadão vê é “abrir seu próprio negócio”. Ser chamado de empresário, não ter hora pra chegar ao emprego, sair a hora que quiser, ser o seu próprio patrão é o sonho dourado de muita gente hoje. Grande parcela da população aproveita esse momento quando é dispensada da empresa depois de anos trabalhando como funcionário; outros arriscam retirando o FGTS e investindo em algo próprio. A palavra que resume isso tudo hoje é “ EMPREENDEDORISMO ”, ou seja, empreender é o ato de criar, promover novos produtos, bem como agregar valores, identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo”, diz Odair Camargo, consultor de RH, Headhunter e Coaching

Odair afirma que “muitos podem ver no empreendedorismo uma ótima opção de vida, e podem até ser, sim, se alguns cuidados forem tomados antes da pessoa investir o dinheiro de uma vida toda em um novo projeto”. Ele exemplifica:

– Conhecer o mercado que vai entrar: é imprescindível se informar sobre a área que você deseja abrir seu negócio. Então, pesquise, busque o que existe de mais atual, veja se realmente essa área é sua vocação de vida, e lembre-se que, com certeza, você vai encontrar concorrentes na sua área. Não veja isso como algo a te desmotivar e, sim, algo que force você a criar, em ser diferente dos demais. Essa pode ser a “cereja” do bolo que todos querem. Inovação é a palavra de ordem.

– Definir prazos e investimento financeiro: Quanto tempo acho que minha nova empresa levará para começar a dar lucro? Segundo especialistas, um novo investimento tem o período mínimo de 02 anos para começar realmente a dar um resultado positivo e satisfatório. Quanto ao investimento financeiro, lembre-se que você não poderá investir todo seu capital, reserve em média 40% do total do seu capital para um futuro capital de giro, e esse é um grande entrave na vida nos novos empreendedores, pois muitos depositam todo o valor reservado de uma só vez no novo negócio. Quando isso acontece, sua empresa, geralmente, já está rotulada ao fracasso. Seja cauteloso.

– Informalidade: Segundo pesquisas, 70% das empresas que se abrem hoje no Brasil trabalham na informalidade, ou seja, não têm empresa aberta junto aos órgãos competentes, não possuem CNPJ, ou nem mesmo uma MEI ou ME, muito menos recolhem o INSS, que seria o mínimo para uma garantia para a própria pessoa, no caso de uma doença ou um acidente.

– Questões burocráticas da empresa: Se fosse fazer a opção de não ficar na informalidade, busque um contador ou o Sebrae. Eles poderão te orientar e até ajudar você para abrir sua empresa, os documentos necessários, as taxas a serem recolhidas para que você esteja com sua empresa devidamente regularizada. O Sebrae é um grande parceiro para os novos empreendedores e dispõe tudo isso gratuitamente.

– Franquias: Hoje, temos a opção de investir em uma franquia, porém, esse investimento geralmente não é de baixo custo, é rara a franquia que cobra pouco. Outro ponto observado é que você não poderá criar nada, e sim, já seguir normas rígidas pré-estabelecidas para seguir. Analise muito antes de investir em uma franquia. Se você é uma pessoa inovadora e criativa, a franquia não vem ao seu encontro.

– Divulgação: Antigamente, esse era um ponto de alto investimento, pois, tínhamos somente jornais, listas telefônicas e outros para divulgação do próprio negocio. “Hoje, com internet e redes sociais, melhorou em 80% ou mais a divulgação e distribuição do seu produto. Fazendo um trabalho sério, com uma boa comunicação visual, suas chances de retorno rápido são certas”, explica.

“O ideal para abrir seu próprio negócio seria uma transição harmoniosa, ou seja, estar trabalhando e migrando para o novo investimento de vida, assim assegurando certo conforto para ver se é isso mesmo que deseja para sua vida. Toda precaução neste momento é necessária. Analise friamente o mercado atual e veja se realmente é isso que quer para sua vida. Vá com cautela e não deposite todas suas moedas em um novo investimento; se for possível, somente 50% das suas reservas. Sucesso para você”, conclui e aconselha o Consultor de RH.