Você sabe utilizar o câmbio automático corretamente?

O câmbio automático já virou desejo de muitos motoristas que querem conforto e praticidade.
Quando surgiu no país e começou a ser mais acessível, o câmbio ainda era marginalizado por gastar combustível e ter uma manutenção cara, além de ser difícil de manusear. Porém, embora pareça, no início, que o câmbio automático é mais complicado para dirigir, não há problemas se o motorista souber utilizá-lo da forma correta.

De acordo com o mecânico Claudinei Santos, também conhecido como “Paraná”, é importante saber dirigir corretamente um carro com câmbio automático para que haja o máximo de desempenho e eficiência, evitando o desgaste prematuro das peças e o consumo de combustível. “A primeira impressão que ‘assusta’ o motorista é a ausência do pedal de embreagem na comparação com o câmbio tradicional. Isso significa que somente o pé direito irá se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador”, informa.

Abaixo, o especialista dá algumas recomendações mais importantes sobre a primeira vez em que o motorista dirigir um carro com câmbio automático:
1 – “Em primeiro lugar, você deve ler o manual de instruções do veículo, para que se familiarize com cada tipo de sistema. Como cada carro funciona de um jeito, pode ser que haja alguma particularidade em seu carro, que precisa de sua atenção”;
2 – “Ao ligar o automóvel, se você está habituado com o carro com marchas convencionais e pedal de embreagem, repouse seu pé esquerdo e tente mantê-lo o mais confortável possível”;
3 – “Algumas vezes, durante o trajeto, você pode sentir que o carro está sem controle porque você não pode controlá-lo através das marchas. Nesses momentos, lembre-se de que o carro automático estará sempre preparado para se adaptar à condução”;

Claudinei Santos Mecânico e proprietário da empresa Auto Center Stop Car F. 3872.1098/3872.4259

Claudinei Santos
Mecânico e proprietário da empresa Auto Center Stop Car
F. 3872.1098/3872.4259

No carro automático, o profissional explica que há algumas posições, marcadas por letra. No geral, elas significam:
P (park) – para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do carro;
R (reverse) – marcha à ré;
N (neutral) – o neutro, conhecido como ‘ponto morto’; pode também ser usado ao dar partida e desligar, porém, não bloqueia as rodas de tração;
D (drive) – movimenta o veículo para frente, acompanhando a velocidade de aceleração e frenagens dadas pelo motorista;
4 – 3 – 2 – 1 (L): posições que permitem o bloqueio das marchas. O bloqueio é usado em situações extremas, quando o veículo troca várias vezes de uma marcha para outra, impede que o veículo troque as marchas automaticamente.

“No momento de acionar a ignição de um carro com câmbio automático, lembre-se que é necessário primeiro pisar o pedal do freio para libertar o engate e mudar a alavanca da posição P ou N para a posição D (dirigir) e só depois soltar o freio de mão. Além disso, na descida, não use D nem N, já que na primeira o carro pode ganhar muita velocidade e te obrigar a frear bruscamente, e na segunda, o câmbio fica sem lubrificação. Utilize a posição 2 ou 3”, adverte Paraná.

Para engatar a ré, é preciso parar totalmente o carro, apertar o botão de travamento e só então colocar o câmbio na posição “R”. “Também não engate o ‘P’ com o carro em movimento, pois o tranco pode prejudicar a vida útil do sistema de transmissão”, aconselha.

Outra recomendação importante que o mecânico fornece é que é importante trocar o óleo de câmbio a cada 45 mil quilômetros rodados.