“Disse-vos essas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo, tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo” João 16:33
Em Seus últimos momentos com os discípulos, Jesus os prepara acerca dos acontecimentos futuros. Sua intenção era de prepará-los de forma que eles não fossem pegos de surpresa. Ele sabia claramente o que estava por vir e não queria que a fé deles fosse abalada ou até mesmo destruída, por isso, Suas Palavras em todo o capítulo 16 têm esse intuito, de incentivá-los a ficar firmes. Da mesma forma que aconteceu com os discípulos, acontece conosco, é inevitável, os dias maus farão parte de nossas vidas em um momento ou outro.
As causas de nossas aflições são muitas e podem ser: Falta de emprego, saúde – hoje, o que está nos assolando é a Covid-19, não somente a saúde física, mas também a emocional, e tantas outras…Mas, Nele temos paz. Porém, Cristo deixa claro que toda essa advertência feita por Ele era para que Nele tenhamos paz; e qual é essa paz?
É a que está descrita em Filipenses 4:7. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Essa paz excede todo entendimento, ou seja, enquanto o padrão mundano de paz parte do pressuposto da ausência de conflitos, a paz de Cristo é sentida e vivida em meio aos problemas, por isso ela excede todo entendimento.
Contudo, tenham ânimo – Apesar de tudo, Jesus deixa claro que podemos e devemos ter esperança, pois Ele venceu o mundo. Essa esperança que Cristo nos aponta nesse texto não é em algo que é possível acontecer, mas sim, algo que já aconteceu. Ele já venceu o mundo, o pecado, derrotou satanás e a morte. Por isso, temos inúmeras razões para manter o ânimo e para confiar.
PENSE: Através do Espírito Santo, nosso Consolador, temos condições de estar conectados com Cristo e, assim, não só teremos condições de experimentar essa paz que excede todo entendimento, como teremos ânimo sempre, e o principal, venceremos o mundo!