Você tem se hidratado direito?

Se você não tem o costume de tomar bastante água, comece devagar, respeitando seu limite e aumentando a quantidade gradativamente

Dra. Larissa Fernanda da Silva – Nutricionista CRN3 – 61314 Instagram: @larissafernanda.nutri Agendamentos pelo telefone: (19) 99276 1630 ou pela Total Clínicas – Rua dos Expedicionários, 1378, Cosmópolis. Tel: (19) 3812-4311

Você tem se hidratado direito? O clima seco torna necessário o cuidado dobrado com a ingestão hídrica, podendo ocasionar desidratação. O sinal de sede já sinaliza uma desidratação, então, fique atento se, nos últimos dias, você está sentindo:
Boca seca;
Fome excessiva;
Fraqueza;
Inchaço;
Pele e cabelo seco;
Urina escura;
Dor nas articulações;
Intestino preso;
Dor de cabeça;
Mal humor;
Cansaço;
Suor excessivo;
Entre outros…
Pode ser que você esteja precisando de uma atenção maior para se hidratar! A necessidade de consumo hídrico, segundo a Ingestão Dietética de Referência (IDR) pode variar de acordo com vários fatores, como: sexo e idade do indivíduo, se pratica alguma atividade física, presença de doenças, clima, entre outros fatores que são avaliados individualmente.
Mas para você ter uma média de ingestão hídrica adequada, calcula-se da seguinte forma: 35ml X kg peso (ex: 35 X 80 = 2,800L água por dia).
ATENÇÃO: Se você não tem o costume de tomar bastante água, comece devagar, respeitando seu limite e aumentando a quantidade gradativamente.
Além disso, existem alguns alimentos que nos auxiliam a complementar com a ingestão de líquidos, como por exemplo melancia, melão, abacaxi, pepino, entre outros. Mas atenção: água é essencial! Sendo assim, não pode ser substituída por esses alimentos. Uma outra alternativa é ter o hábito de consumir chás gelados, água saborizada e água de coco para complementarem a ingestão de líquidos.
Aqui vai uma dica de receita de água saborizada para te ajudar a aumentar a ingestão hídrica no dia a dia:
Água Saborizada:
1 litro de água
1 limão cortado em rodelas
1 maçã cortada em rodelas
1 colher de sopa de hortelã
Colocar tudo em uma jarra com tampa e deixar gelar. Beba gelada.

Hidrate-se!