Um dos grandes momentos do esporte brasileiro é a hora em que o treinador revela os jogadores escolhidos para atuarem na seleção brasileira de futebol. Jogar futebol na seleção brasileira não é apenas um privilégio, mas é, também, uma grande responsabilidade de representar milhões de torcedores brasileiros.
Como é bom ser escolhido! Quer seja para um convite especial, para um cargo social, para um emprego, etc… Para os namorados e casais, como é bom sentir-se querido, amado e escolhido para viver juntos…
Sempre é bom lembrarmos que os cristãos também foram escolhidos para uma tarefa especial. “Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus”, anuncia o Apóstolo Pedro. O próprio Deus nos escolheu. Que alegria por sermos escolhidos. Isto tudo é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade. Pois Cristo também diz: “Ide, por todo o Mundo, pregai o Evangelho, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e eis que estarei convosco até a consumação dos séculos” (Mt 28.19-20). Além de sermos escolhidos, recebermos uma tarefa, ainda Ele, Cristo, nos anima dando a certeza da sua companhia.
Em 1 Pe 2.9, Deus diz que fomos escolhidos e para anunciar Seus maravilhosos feitos. Quais são estes maravilhosos feitos? Certamente é o que a Sua Palavra diz: “Ele Se tornou um ser humano, foi aprovado pelo Espírito de Deus, foi visto pelos anjos, foi anunciado entre as nações, foi aceito com fé por muitos no mundo inteiro e foi levado para a glória” (1 Tm 3.16). Os atos poderosos de Deus estão resumidos e revelados na obra de Jesus Cristo, Seu Filho, que conquistou a Salvação para toda a humanidade.
Deus escolheu seguidores para usá-los como Seus porta-vozes. Hoje, Deus continua escolhendo seguidores, os cristãos, para viverem e anunciarem a respeito de tudo que Jesus fez pela humanidade pecadora. Com Sua morte na cruz, Ele trouxe o perdão dos pecados, vida e eterna salvação. Deus quer a salvação de todas as pessoas.
Um jogador escolhido para atuar na seleção brasileira, pode ter grande privilégio e responsabilidade. Mas aquele que é escolhido por Deus tem um privilégio muito maior de experimentar Seu amor, graça e perdão. Também de poder transmitir com Sua vida, atitudes e palavras aquilo que recebeu, quer seja em seu lar, trabalho, igreja, ou qualquer outra oportunidade que Deus dá. Conforme também o Apóstolo Pedro diz: “antes, santificai a Cristo como Senhor, em vosso coração, estando sempre pronto/preparado a responder a todo aquele que perguntar/pedir a razão de sua fé, da esperança que existe em vós” (1 Pe 3.15).
Oração: Senhor Jesus, obrigado por me amar e escolher para pertencer ao Teu povo. Guia-me para viver e anunciar a todos os Teus atos poderosos e magníficos. Amém!!!
Pastor Elton Rost
Congregação Evangélica Luterana Paz
Rua José Morelli, 193
Bela Vista IV
Cosmópolis, SP